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Business Intelligence para Aviação

Luca Caruso • 19 jul 2019

Business Intelligence para Aviação

Pessoas que gostam de viajar sabem muito bem que é necessário fazer pesquisas antes de decidir para qual destino ir, principalmente se a viagem for de avião. ­É interessante estar ciente de informações como: tempo de duração do trajeto, número de escalas, nome dos aeroportos de origem e destino e dados demográficos do lugar a ser visitado, para ter certeza de que o lugar escolhido para sua viagem é ideal.

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No outro lado da moeda, para empresas que prestam serviços de aviação, nota-se que há um desafio para lidar com a demanda de tantos clientes que desejam fazer essas excursões. De acordo com dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) o Brasil teve cerca de 100 milhões de passageiros viajantes de avião em 2018.

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Tendo em vista esse cenário, conclui-se que a grande quantidade de métricas perante esse tema resulta em possibilidades infinitas para criar cenários onde um painel de visualização de Business Intelligence seja mostrado ao profissional da aviação, tendo assim as melhores tomadas de decisão e a otimização de seu trabalho para a indústria. Seja ele da controladoria de voos do aeroporto, analista de órgãos públicos ligados à aviação brasileira, da área comercial de uma corporação privada de aeronaves... Não dá pra negar que são muitas as possibilidades.

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Na ENG DTP & Multimídia, criamos um relatório de Microsoft® Power BI (com dados fictícios para teste) no qual é possível gerenciar esses dados com Business Intelligence da forma mais interativa e visual possível. Em nosso relatório é possível traçar as rotas

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 Além do mercado de aviação, a mesma lógica pode ser utilizadas pelos setores de logística: por meio de um sistema de inteligência de negócios como Microsoft® Power BI, é possível gerenciar efetivamente os trajetos de mercadorias e seus respectivos destinos, tal como as operações por trás delas. Por exemplo, a origem do produto desde a fabricação e manufatura dele até sua chegada no varejo para venda, pronto para ser consumido pelo usuário final. Todo esse processo requer um entendimento de tempo e distância para preservar o produto ao máximo até o momento da chegada dele a seu destino final de venda, agregando maior valor possível.

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Caso esteja curioso, dê uma olhada em nosso relatório de exemplo Power BI para Logística e Aviação e confira seus atributos necessários para mentalizar a criação de um relatório de trajetos com origens e destinos, para se planejar para sua próxima viagem!

Luca Caruso

Luca Caruso é consultor de Business Intelligence na ENG DTP e Multimídia. Graduado em Marketing pela ESPM-SP e com experiências na indústria de tecnologia, com passagem na Adobe Brasil como analista de Channel Sales e Digital Marketing, gerenciando ferramentas de Big Data.

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