Blog Tecnológico

Business Intelligence com Proteção de Dados

Luca Caruso • 02 jul 2019

Business Intelligence com Proteção de Dados

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence é uma solução de análise de negócios que, permite você visualizar dados e compartilhar insights em toda a organização, ou inseri-los em seu App ou Site.

Conecte-se a centenas de Fontes de Informações e dê muito mais vida aos seus Dados com Dashboards Fantásticos e Esclarecedores e Relatórios com muito mais Objetividade.  

1. Visualização Pública ou Privada?

Relatórios vindos de uma ferramenta de Business Intelligence, quando publicados, costumam ter critérios específicos quanto a privacidade de suas visualizações por usuário. Podem ser criados de forma aberta (para consultas públicas) e também fechada (para consultas privadas, com membros selecionados).

Mas caso você esteja em dúvida sobre qual das duas formas (pública ou privada) é a mais eficiente, a verdade é que não existe uma resposta certa, uma vez que esse preceito depende da filosofia da empresa detentora do relatório, e suas normas de privacidade.

Ela pode tanto optar por tornar um relatório público porque não há problema em compartilhar determinados dados (principalmente se forem públicos), como também acreditar que a melhor forma é privá-los e evitar que seja propagado até alcançar concorrentes sem a intenção.

http://www.flashfor.com.br/blog/power-bi-protecao-de-dados-engdtpmultimidia-blog-artigo-dados.jpg.jpg

2. O Microsoft Power BI possuí opções de visualização?

Sim! O Microsoft® Power BI é a ferramenta de Business Intelligence e Analytics que contém essa opção muito bem definida: através de critérios concretos, o software permite não só a entrada de login e senha para um usuário ao abrir o relatório, como também a criar sólidos comandos de administração que permitem bloqueios de visualizações de gráficos e indicadores a usuários caso digitem incorretamente a senha.

3.É possível usar as opções de visualização no Microsoft Power BI – Versão FREE?

Nós da ENG DTP & Multimídia provamos que, sem precisar do upgrade do Power BI para a versão Pro (única que em teoria priva suas URLs de acesso a relatórios), é possível também estabelecer tais critérios de acesso na versão “Free”.

Isso mesmo! Sem precisar assinar o plano pago você pode requisitar a restrição de visualização dos diagramas e atributos visuais do Power BI. Abaixo, algumas das páginas de dados de nosso relatório criado:

  • Login com senha e usuário
  • Login apenas com senha
  • Login com senhas para cada funcionário
  • Login com landing page

Página de Boas-Vindas:

http://www.flashfor.com.br/blog/power-bi-protecao-de-dados-engdtpmultimidia-blog-artigo-boas-vindas.jpg

Figura 1:

http://www.flashfor.com.br/blog/power-bi-protecao-de-dados-engdtpmultimidia-blog-artigo-modelo-1.jpg

Figura 2:

http://www.flashfor.com.br/blog/power-bi-protecao-de-dados-engdtpmultimidia-blog-artigo-modelo-2.jpg

4. Análise das Imagens apresentadas acima.

Podemos enfim observar que a figura 1 nos mostra uma página de relatório com campos de usuário e senha a serem digitados, junto com gráficos bloqueados.

Enquanto isso, a figura 2 apresenta os gráficos desbloqueados e ilustrados para usufruir do Self-Service BI e interpretar KPI’s livremente, devido à senha e usuário digitados corretamente.

Definições em DAX, o Power BI foi capaz de interpretar esses comandos de dados pré-estabelecidos e também transformá-los em informações necessárias de privacidade para criar o relatório com login e senha.

Repare que baseado nos scripts na web, ao digitar o usuário “engdtp” com a senha “2021”, o relatório nos dá acesso de visualização à gráficos com conteúdo privado.

Caso contrário, automaticamente priva o usuário dessas informações e mantém os gráficos ocultos, como na figura 2. Tudo isso sem necessitar que o administrador assine a conta paga.

5. Considerações Finais

Que tal acessar nosso material criado para testar esses comandos?

Assim, você poderá idealizar em quais áreas da sua empresa seriam úteis os exemplos práticos de se criar um usuário e senha para acesso e consequentemente privar suas informações confidenciais de negócios.

Acesse o relatório completo

 

 

Luca Caruso

Luca Caruso

Luca Caruso é consultor de Business Intelligence na ENG DTP e Multimídia. Graduado em Marketing pela ESPM-SP e com experiências na indústria de tecnologia, com passagem na Adobe Brasil como analista de Channel Sales e Digital Marketing, gerenciando ferramentas de Big Data.

ENG DTP & Multimídia - Logo

CONTATO