Blog Tecnológico

Power BI: Utilizando filtros e funções DAX para Análise de Dados de Compras

Jose Bezerra • 22 out 2018

Nesse artigo vou compartilhar com vocês duas funcionalidades utilizando o Microsoft Power BI,

Power BI

Análise de Compras.

Foram importadas 2 tabelas do SQL Server 2012 chamadas de CadastroCF (cadastro de fornecedores) e Compras (cadastro das cotações e pedidos de compras).

Foi criada também uma tabela no Power BI chamada de Calendário.

Nela contém três campos: Date (resumo das datas de Compras), ano_f (formato do campo Date, buscando apenas o ano “YYYY”) e mes_ano_f (formato do campo date, buscando mês e ano “MM/YYYY”)

Power BI

A primeira funcionalidade é a criação da barra com os “anos”, onde para conseguir preencher com os valores foram realizados os seguintes passos:

1º Passo: Criar a tabela Calendario, para isso deve adicionar uma tabela clicando no ícone abaixo, dentro da aba Modelação.

Power BI

2º Passo: No campo de instrução DAX preencher com o seguinte comando, Calendario=CALENDAR(MIN(Compras[ComDataEmissaoNF]);MAX(Compras[ComDataEmissaoNF])), assim fazendo um resumo das datas da tabela de Compras.

3º Passo: Efetuar o relacionamento entre as tabelas de Calendário e Compras.

Power BI

4º Passo: Criar o campo “ano_f” na tabela Calendário com o seguinte comando, ano_f = FORMAT(Calendario[Date];"YYYY"), pegando o ano do campo Date.

5º Passo: Escolher na visualização de dados a opções “Segmentação de dados”, arrastar o campo “ano_f” da tabela Calendário.

Power BI

6º Passo: Para finalizar, precisamos transformar a segmentação de dados em uma barra horizontal conforme nosso exemplo siga a imagem abaixo.

Power BI

A segunda funcionalidade, é criar uma função DAX para filtrar informações. Nesse exemplo vamos contar os pedidos de compras com valores acima de R$20.000,00. Para isso criamos uma nova medida dentro da tabela de cálculos, compras_acima=COUNTROWS(FILTER(Compras;Compras[ComValorCompra]>20000)).

Power BI

 

Verifique o resultado final:

Power BI

Jose Bezerra

JOSE BEZERRA, formado em Bacharelado em Computação, tendo atuado com desenvolvimento de sistemas para Gestão Empresarial e Relatórios estratégicos. Atualmente um grande entusiasta de Power Bi, visando uma nova maneira de gerar informações dinâmicas para os gestores.

CONTATO