Pedro Rocha • 22 mai 2024 • Autodesk Revit
O Brasil deu um passo importante em direção ao futuro das cidades inteligentes com a obrigatoriedade BIM para projetos de infraestrutura pública a partir de 2024. Essa medida visa impulsionar a transformação digital do setor da construção civil e contribuir para a construção de cidades mais inteligentes, sustentáveis e eficientes.
O que são Cidades Inteligentes?
O conceito de Cidades Inteligentes, também conhecidos como “Smart Cities” são áreas urbanas ligadas por Tecnologia da informação e comunicação, também conhecida por (TIC). Essa tecnologia permite que a gestão dos recursos da cidade possa ser analisada de forma detalhada, para garantir a qualidade de vida dos cidadãos.
Esta iniciativa promove a melhora em áreas como desenvolvimento econômico, sustentabilidade, eficiência na gestão pública e até promove a participação da população em assuntos governamentais.
A tendência é a crescente adoção o conceito de cidade inteligente, as TICs têm o potencial de transformar a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos com o ambiente urbano. As cidades inteligentes podem ser a chave para um futuro mais sustentável
Mas o que é BIM e como essa tecnologia conecta as cidades?
O BIM é uma famosa metodologia de criação de projetos que utiliza de um banco de dados detalhado que centraliza todas as informações relevantes para a criação de um projeto. Esta metodologia elimina a necessidade de lidar com diversos documentos e fontes de dados fragmentadas.
Essas características de centralização de informação auxiliam no processo do planejamento de cidades, estipulando custos de toda infraestrutura, desde a construção até a manutenção.
O planejamento urbano se torna mais eficiente – O BIM permite que urbanistas e gestores urbanos analisem os projetos de forma completa, tornando possível a criação de simulações e informando ainda mais o processo de tomada de decisões
A Infraestrutura melhora! – O BIM pode ser usado para otimizar o projeto e a construção da infraestrutura urbana, tornando mais rentável a construção de elementos como sistemas de saneamento básico e redes de energia.
Maior colaboração entre os setores – Uma das funções mais importantes do BIM é a facilitação entre a comunicação interdisciplinar. O BIM conta com funções que garantem o alinhamento da expectativa com base em modelos 3D detalhados que podem ser sobrepostos para a detecção de problemas, mesmo de forma interdisciplinar. Isso facilita com que arquitetos, engenheiros e urbanistas possam se comunicar com gestores urbanos e até mesmo com a população.
A obrigatoriedade BIM no Brasil é um passo importantíssimo para construir um futuro mais inteligente para as cidades. A adoção do BIM foi prevista como um importante contribuinte para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
Além dos benefícios mencionados acima, a obrigatoriedade do BIM no brasil deve;
Aumentar a produtividade do setor da construção civil
Como já mencionado, criando modelos digitais precisos que facilitam o planejamento detalhado do projeto podem ajudar na coordenação entre disciplinas.
Melhorar a eficiência no canteiro de obras
A modelagem 4D e 5D, Cronograma e Custo, pode tornar o canteiro de obras mais eficiente. Cor sua capacidade de visualizar a logística e otimizar o fluxo de trabalho minimizando riscos como; falta de materiais e congestionamento de equipamentos.
Promover a inovação no setor
O BIM facilita a colaboração entre todos os envolvidos no projeto, arquitetos, engenheiros, empreiteiros e até mesmo proprietários. Essa colaboração promove a troca de ideias.
A tendência é que gradualmente cidades adotem o conceito de cidade inteligente.
As TICs têm o potencial de transformar a forma como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos com a cidade. As cidades inteligentes podem ser a chave para um futuro mais sustentável para todos.