Pedro Rocha • 04 abr 2024 • Autodesk AutoCAD
Com a obrigatoriedade de BIM no Brasil, vale a pena aprender CAD em 2024?
A adoção crescente do BIM no Brasil, impulsionada por sua obrigatoriedade em diversos órgãos públicos traz a questão para diversos arquitetos e engenheiros:
Ainda vale a pena aprender CAD em 2024?
Para quem ainda não conhece a diferença entre CAD e BIM precisamos definir brevemente ambos os conceitos.
CAD – Computer Aided Design ou "Desenho Assistido por Computador", é um sistema para criação de desenhos técnicos 2D e 3D. Ele revolucionou várias indústrias, tornando o processo de design mais rápido, preciso e eficiente.
BIM – Building Information Modeling ou “Modelagem da Construção da Informação” é um processo que vai além do 2D e 3D tradicional. Imagine o BIM como uma espécie de base de dados inteligente de um edifício onde cada elemento possui informações associadas.
O CAD é uma ferramenta que surgiu antes mesmo da criação do computador pessoal, e que foi essencial para a construção do cenário que possuímos hoje. Isso torna mais rápido e fácil todos os processos relacionados a área de projetos, e possibilitou a criação de plantas baixas, cortes e fachadas com maior eficiência comparada ao desenho em papel tradicional.
No entanto, o BIM eleva as capacidades do CAD a um patamar diferente, criando um modelo digital de toda a construção e atribuindo valores e informações a cada um de seus elementos.
A capacidade de criar projetos colaborativos ainda está presente. Profissionais de diversas áreas podem criar e alterar o arquivo conforme necessário, tudo no mesmo ambiente colaborativo. Eles podem compartilhar os mesmos arquivos desde o início até o fim do processo do projeto. Isso é o que chamamos de BIM Conectado.
Por conter dados importantes para o projeto final, o modelo construtivo BIM possui várias vantagens em relação ao CAD.
Algumas destas vantagens incluem:
Porém, apesar das vantagens que o BIM nos proporciona, o CAD ainda desempenha um papel fundamental em nossas vidas e em todo processo de projeto, estas incluem:
Por estar presente no mercado a tanto tempo quanto o Windows, o CAD e seus formatos suportados são universalmente utilizados e possuem uma importância no mercado assim como o formato .PDF da Adobe possui para a criação de documentos digitais.
Aprender softwares como AutoCAD ainda é uma ótima opção para quem deseja iniciar na área de arquitetura e urbanismo ou engenharia, pois oferece uma base consistente para o aprendizado do BIM. No entanto, para se destacar no mercado hoje, ainda é essencial dominar o BIM, que é a tecnologia do futuro da construção.
Recomendações:
Para iniciantes, comece aprendendo CAD, depois migre para o BIM
Para profissionais experientes em CAD, Invista em cursos e treinamentos em BIM com a ENG para se atualizar.
Para empresas: Adotem BIM para se tornarem mais competitivas no mercado.
Aprender CAD ainda é um ótimo investimento para a sua carreira tanto em tempo quanto dinheiro. Apesar de não necessário para sua carreira caso seu objetivo seja aprender BIM seus fundamentos irão facilitar muito sua jornada.
E para empresas que já utilizam o CAD, adotar o BIM pode as tornar muito mais competitivas no mercado por eliminar retrabalho e erros de projeto.