Pedro Rocha • 18 jan 2024 • Autodesk Revit
Recentemente, houve muito debate sobre a obrigatoriedade do BIM sendo decretada no Brasil, e muitos Arquitetos, Engenheiros e Empreiteiros estão se perguntando;
BIM é tudo isso mesmo?
E para ajudar a sanar as dúvidas criamos este artigo para comparar as formas de se projetar dentre os sistemas BIM e CAD.
Antes de começarmos, precisamos definir o que é BIM e CAD.
“Building Information Modeling” do português Construção da Informação e Modelagem (BIM) e “Computer Aided Design” do português Design Assistido por Computador (CAD) são duas abordagens distintas, porém interligadas.
CAD – é uma tecnologia que vem se estabelecendo a décadas e que tem sido fundamental para a criação de projetos 2D e 3D, ele oferece ótimas ferramentas para a criação de desenhos técnicos para detalhamentos, plantas baixas e modelos tridimensionais. O CAD é especialmente eficaz para representações gráficas detalhadas possuindo grande foco em geometria e precisão de dimensões.
BIM – Por outro lado o BIM vai muito além de um simples desenho, incorporando dados e informações em um modelo tridimensional.
O BIM não se limita a apenas representar visualmente um projeto, podendo integrar dados sobre os componentes de um projeto, suas características e relacionamento com o ambiente externo.
Além de tudo isso, ferramentas BIM permitem a colaboração em tempo real para aumentar a eficiência de equipes envolvidas no ciclo de vida de um projeto desde sua concepção até sua manutenção.
Aqui estão alguns benefícios que ferramentas BIM podem proporcionar;
Mas qual o motivo do decreto BIM?
As ferramentas que utilizam BIM não só são capazes de guardar informação sobre objetos como já mencionado, estas possuem grande potencial para auxiliar durante a criação do projeto para que os projetistas possam fazer escolhas mais facilmente e com resultados mais incisivos.
Isso torna BIM uma escolha óbvia, pois projetos podem ser aprovados e alterados com maior facilidade, e oferecendo qualidade superior na tomada de decisão não só melhorando a eficiência de todo o processo de criação da edificação, mas também proporcionando uma documentação extremamente completa e útil a longo prazo durante todo ciclo de vida útil do edifício.
A capacidade de tomar decisões informadas e precisas e a redução de erros que podem acarretar em diversos problemas, a colaboração eficiente que pode ser feita em tempo real e a resolução simples de erros e problemas tornam o BIM a escolha certa para o futuro da construção civil e uma ferramenta indispensável para profissionais da construção que buscam otimizar seus projetos e maximizar a qualidade de seu trabalho.