Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

BIM: Benefícios do Autodesk Revit

Rafael Costa • 07 out 2022 • Autodesk BIM

BIM: Benefícios do Autodesk Revit

 

O software Revit da Autodesk apresenta diversas vantagens para os projetos de construção, pois utiliza a tecnologia BIM (Building Information Modeling) capaz de anexar uma gama de propriedades e funções que automatizam o processo de projetar e quantificar. O Revit pode te auxiliar em diversas ocasiões e algumas delas são:

 

Resolução de problemas

O Autodesk Revit apresenta um modelo colaborativo, onde diversos profissionais podem realizar alterações e revisões em projetos simultaneamente. Com a avançada tecnologia de upload na nuvem, as equipes envolvidas no projeto podem acessar as plantas, vistas e visualizações 3D que competem a elas, de acordo com os parâmetros pré-estabelecidos pelo gerenciador do projeto. Esse tipo de interação facilita alterações e correções de erros, pois ao detectá-los é possível solicitar a correção para o responsável, seja uma equipe ou não, através de um sistema similar a uma linha do tempo capaz de demonstrar as mudanças realizadas no projeto.

O programa é compatível com o Navisworks, também da Autodesk, este software é específico para compatibilizar projetos e resolver interferências entre o projeto e a construção combinando os dados referentes a essas fases. Esse tipo de interação resulta em economia no canteiro de obras e maior assertividade do modelo.

 

Interoperabilidade

Como citado acima o Revit é compatível com o Navisworks, porém há outros programas que podem completar as interações do projeto, tais como o Civil 3D. O Civil 3D possibilita integrar ao projeto a topografia com alto grau de realidade, além de ser próprio para projetos de infraestrutura. Essa interação permite acesso a informações importantes como redes de águas pluviais, esgotos, estradas e rodovias, permitindo a realização de um estudo detalhado e projetos mais inteligentes.

Um grande aliado do Revit na visualização realista dos projetos é o Autodesk 3ds Max, esse avançado software de renderização possibilita animações em 3D do projeto, de forma a auxiliar a concepção de espaços para quem o projeta e a visualização de maneira geral. Essa ferramenta torna capaz a realização de um projeto mais próximo do conceito solicitado pelo cliente e por ser compatível com projetos em Revit, torna o serviço mais detalhado e agrega valor ao produto.

 

Agilidade

Essa é uma das maiores vantagens do Revit, por ser desenvolvido com a tecnologia BIM, ele possibilita a concepção de elementos que realmente são considerados pelo software como uma construção, ou seja, é possível detectar problemas simples de concepção de projeto. Os processos de vistas, cortes e detalhes são automatizados com o Revit, não há necessidade de produzir essas folhas separadamente, pois elas são produzidas simultaneamente com a planta e a mesma regra serve para visualizações 3D do projeto, possibilitando alterações em qualquer um desses tipos de visualização e atualização automática em todo projeto.

Podemos concluir que, a velocidade e assertividade ditam as regras na contemporaneidade e o Revit é a forma prática desses dois conceitos na construção, aplicado de maneira correta possibilita a extração de uma vastidão de informações que tornam o setor mais lucrativo e seguro. As mudanças necessárias para utilizar o Revit são desafiadoras, porém, são de grande proveito tendo em vistas as vantagens que essa atualização pode oferecer. Quer saber mais sobre Revit? Prenda na prática com os cursos da ENG e fique um passo à frente!

Gostou deste conteúdo?




 

 

Rafael Costa

Rafael Costa

Técnico em Edificações pela ETEC graduando em Engenharia Civil pela Ânima/FMU. Especialista em Projetos de Edificações com foco em BIM, com tecnologias Autodesk na ENG DTP & Multimídia e apaixonado por conhecimento.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design