Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

BIM na Arquitetura: Como escolher a melhor paleta de cores para seu projeto

Leticia Almeida • 29 abr 2022 • Autodesk Revit

BIM na Arquitetura: Como escolher a melhor paleta de cores para seu projeto

Na arquitetura, as cores são responsáveis por uma série de estímulos conscientes e inconscientes em nossas mentes e, apesar de nem sempre associarmos à isso, as cores possuem um papel muito significativo em uma construção, seja ela do âmbito que for. Por exemplo, você já reparou que os hospitais fazem uso apenas de cores claras? Isso porque as cores mais neutras e claras provocam sensação de calmaria e passam a sensação de tranquilidade para as pessoas e, por ser um ambiente que apresenta uma carga muito pesada na maioria das vezes, há a necessidade de estimular esses sentidos de alguma forma, como exemplo fazendo uso das cores de forma correta.

Pensando nisso, hoje iremos falar sobre como a ferramenta BIM pode te ajudar na escolha ideal da paleta de cores do seu projeto!

É fato que essa função precisa ser desempenhada por um profissional que saiba o que está fazendo, seja ele um arquiteto, engenheiro ou um designer, justamente porque não consiste apenas em uma questão estética, mas consiste principalmente no conforto térmico, acústico e lumínico dos ambientes e, por isso, é indispensável o uso de ferramentas que auxiliem nesse processo tão importante, como o Revit, onde há maior facilidade de visualização de elementos, ou seja, é possível analisar se todos estes elementos conversam entre si e se estão de acordo com as características previstas pelos clientes.

Ao executar um projeto no Revit (software BIM), por exemplo, conseguimos aplicar um a um os materiais e as cores que estão previstos para serem usados na construção, possibilitando uma visualização bem certeira de como os elementos irão atuar em conjunto e entre si, de forma que você consegue visualizar se eles estão ornando e se suprem todas as características que o cliente espera, sejam elas estéticas ou funcionais, possibilitando a visualização como um todo.

Além disso, o Revit possui uma vasta biblioteca de cores, onde é possível escolher uma cor já existente ou também criar uma nova cor através das que já existem. Há também a possibilidade de criar paredes com desenhos geométricos e paredes que fazem uso de mais de uma cor com divisórias, ou seja, a visualização desta parte mais artística do seu projeto ganha mais vida e é executada de forma mais rápida e fácil através dessa ferramenta.

Por isso, reforçamos a importância de você adotar o BIM como ferramenta de trabalho, já que esta metodologia auxilia de forma positiva as etapas iniciais do projeto, tal como a criação das primeiras paredes, como também consegue executar as etapas mais minimalistas e finais, tal como a escolha e aplicação das cores em cada uma dessas paredes criadas inicialmente.

E então, o que está esperando para adotar essa metodologia e aumentar sua produtividade e resultados?

 

Gostou deste conteúdo?




 

 

Leticia Almeida

Leticia Almeida

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela UNIP. Atualmente atuando como estagiária de arquitetura com foco em BIM.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design