Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Como fazer uma tabela de esquadrias no Revit

Leticia Almeida • 06 dez 2021 • Autodesk Revit

Como fazer uma tabela de esquadrias no Revit

Como fazer uma tabela de esquadrias no Revit

Como fazer uma tabela de esquadrias para o seu projeto de forma simples e prática utilizando o Revit.

 

Os avanços tecnológicos têm trazido diversos benefícios para as pessoas, tanto na área pessoal como profissional e, aproveitando esse assunto, o artigo de hoje é sobre uma metodologia poderosíssima que vem crescendo cada vez mais e ganhando espaço na área da engenharia civil e arquitetura: o BIM (Building Information Modeling ou, em português, Modelagem de Informações de Construção).

Neste contexto, falaremos sobre como realizar uma tabela de esquadrias através da ferramenta da Autodesk: o Revit. Esse software tem ganhado espaço por apresentar uma metodologia simplificada que otimiza o tempo dos projetistas, arquitetos e engenheiros, oferecendo maior produtividade, colaboração mútua entre a equipe, melhor visibilidade do projeto, menor margem de erros, entre outros benefícios.

Antes de aprender como se faz uma tabela de esquadrias no Revit, é preciso entender o que é essa ferramenta, como ela funciona e quais suas vantagens. Além dos benefícios citados acima, com o Revit é possível desenvolver projetos com até 70% de rapidez em vista de outros softwares, como o AutoCad (software de desenhos 2D), o que apresenta grande vantagem, levando em consideração que as obras estão cada vez maiores e tendem a crescer exponencialmente, apresentando prazos apertados e exigindo agilidade por parte dos profissionais envolvidos no projeto.

O programa possibilita a execução de qualquer tipo de obra, seja ela pequena ou grande, já que foi desenvolvido para visualizar problemas e encontrar soluções de forma rápida e simplificada. Com o Revit, você pode desenvolver o projeto completo e detalhado de uma simples casa térrea, como pode também extrair os mínimos detalhes de um edifício multipavimentar.

Além disso, utilizando o Revit de forma correta, a margem de erro do projeto diminui de forma considerável e evita grandes desgastes na obra, de forma que a equipe não perde tempo com situações indesejadas e inesperadas. O software disponibiliza informações de grande proveito para o projeto, como: cortes automáticos, vistas automáticas, planilhas quantitativas, planilhas orçamentárias, perspectivas e vistas em 3D de qualidade, entre outros.

Agora que você já sabe o que é um software BIM, como ele funciona, o que ele oferece e também os seus benefícios, vejamos o passo a passo para desenvolver uma tabela de esquadrias de forma simples e rápida.

 

O que são esquadrias?

Antes de tudo, o que são que esquadrias? É o nome que se dá, em um projeto ou obra, às janelas, portas, portões, venezianas e demais aberturas existentes, tendo uma importância significativa na execução da obra, já que estão presentes em qualquer tipo de obra, seja ela de pequeno ou grande porte.

 

Por que fazer uma tabela de esquadrias?

Ao elaborar uma tabela de esquadrias, o projeto fica mais "limpo" e sem tantas cotas, com as informações muito mais claras.

Quando vemos um projeto com a tabela, temos na planta baixa apenas as cotas necessárias para sua execução, dessa forma, a tabela de esquadrias proporciona um melhor entendimento do projeto.

 

Como fazer uma tabela de esquadrias no Revit?

Logo após elaborar o seu projeto, clique na aba superior "vista", localizada no menu principal do programa.

Depois, clique na aba "Tabelas".

Selecione a opção "Tabela/Quantidades".

Escolha a opção que deseja, nesse caso "Portas".

 

Logo após, clique em cima das opções que deseja que a tabela tenha, um de cada vez, tais como: altura, largura, tipo, espessura e etc.

  • Clique na seta verde para adicionar os campos no quadro ao lado e na seta vermelha caso queira excluir algum deles.

Clique em "ok" e sua tabela será mostrada!

E pronto! Sua tabela de esquadrias está feita e, qualquer nova alteração no projeto, será automaticamente modificada na tabela.

Dessa forma, entende-se o quão benéfico é adotar o uso da metodologia BIM. Por exemplo, se essa tabela fosse realizada no AutoCad e o projeto sofresse alguma alteração, exigiria um retrabalho desnecessário da equipe, que impactaria diretamente no prazo de evolução do projeto. Por isso, a tendência é que o Revit seja cada vez mais usado e, quanto mais rápido você adotar o uso desse software, melhores os seus projetos serão, com menos erros e informações mais precisas.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Leticia Almeida

Leticia Almeida

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela UNIP. Atualmente atuando como estagiária de arquitetura com foco em BIM.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design