Jefferson Hinz • 03 nov 2021 • Autodesk BIM
Um dos maiores equívocos construtivos que o Brasil comete, mesmo que por falta de informação, é achar que um empreendimento não precisa de cuidados, mesmo após a etapa de construção. Já foi comprovado que a vida útil de um empreendimento é aumentada se o processo de manutenção predial for levado com a seriedade devida.
Mas afinal o que é Manutenção Predial?
Pode ser definida como uma sequência sucessivas que visa a conservação e recuperação dos elementos de uma edificação, trazendo mais segurança pra quem os utiliza.
Podemos segregar a manutenção em 3 grandes esferas: Preventiva, Corretiva e Preditiva. Como o nome já diz, a corretiva tem o intuito de corrigir de forma urgente algum evento que não estava no planejado, uma atitude imediata para sessar um problema. Há uma confusão entre a manutenção preventiva e preditiva, por serem efetuadas antes do elemento apresentar problema severos, mas não são o mesmo tipo de manutenção. Para a preventiva, é necessário criar um cronograma de manutenção periódica, independente se o elemento a ser vistoriado apresentou alguma alteração ou não, agora para a preditiva, ela é estabelecida mediante a análise do desempenho do equipamento, não necessariamente por um período de tempo preestabelecido, mas sim pela performance, para que os ajustes e correções sejam estipulados.
Mas como deve ser feita uma manutenção predial eficiente? A resposta é: COM O BIM!
Muito se diz sobre o BIM em projeto, mas pouco é explorada a vertente do cenário pós obra. Como já abordamos em outros artigos do nosso blog, o BIM é a metodologia que abrange todas as vertentes da construção e todo seu ciclo de vida, inclusive a que será explorada por esse artigo.
Tratando em caráter de manutenção predial, ou como a comunidade técnica diz, gestão e manutenção das instalações, vulgo 7D do BIM, temos uma maior resistência de avançar com essa frente devido a uma desinformação constante. O grande questionamento que ecoa é: Por onde começar?
O ideal é que seja elaborado um cronograma de manutenção por um responsável técnico, e a partir daí, fazer o acompanhamento através de alguma plataforma. Nesse nosso exemplo, o cronograma de manutenção é feito através do BIM OPS, uma plataforma da Autodesk, inteiramente via WEB que pode ser acessada por qualquer aparelho que tenha acesso a internet.
Com essa ferramenta, depois de devidamente ajustada ao empreendimento, o acesso à informativos cronológicos de vistorias, agendamentos de inspetoria linkado direto com os prestadores de serviços e gráficos de acompanhamento. Lembrando que todo o processo poder ser gerido por qualquer pessoa que tenha um requisito mínimo de expertise em internet.
Embora pareça uma realidade um pouco distante, a manutenção predial com BIM já faz parte do fluxo de trabalho de diversas empresas, que iniciaram um projeto do zero dentro da metodologia até a fase de manutenção, tudo dentro do BIM. Nada impede que edificações antigas não estejam dentro das atualizações de manutenção predial por não terem feito um projeto do BIM desde o início, isso pode ser resolvido através de uma contratação de serviço de “As Built”.
Quer entender mais sobre a manutenção predial? Fique ligado nos próximos artigos.