Blog Tecnológico

Estudo Preliminar e Anteprojeto

Jefferson Hinz • 13 abr 2021 • Autodesk BIM

Estudo Preliminar e Anteprojeto

Entendendo o conceito inicial do Briefing que abordamos nesse artigo, agora daremos início ao estudo de uma nova fase, a do estudo preliminar ou anteprojeto. Porém, seria possível o BIM impactar até no tradicional anteprojeto? A resposta é sim!

Mas antes, vamos entender o conceito de estudo preliminar.

O estudo preliminar é a fase na qual as informações recolhidas no briefing são utilizadas, dando a possibilidade computacionar as concepções iniciais do projeto. O objetivo é compreender qual é a necessidade, sonhos e objetivos do cliente e através desse conjunto de informações recolhido, e com isso, dar origem ao programa de necessidades.

É importante nessa etapa, que haja um alinhamento de expectativas, entre o sonho e a realidade. Cabe ao profissional compreender todas as necessidades do cliente e após fazer um estudo físico no local, e atende-las com o máximo de precisão, porém para isso, são criadas diversas sugestões de layouts, que atendam ao plano de necessidades e seja do gosto do cliente. Alguns estudos preliminares devem ser considerados, ex: orientação solar, corrente de vento, fonte de ruídos sonoros e etc.

Agora que entendemos um pouco do estudo preliminar, eis a questão...

 

Como o BIM seria aplicável?

Formit

Como o objetivo central do anteprojeto é trabalhar com possibilidades e sugestões de layouts, nada mais justo que utilizar soluções específicas para esse fim, e principalmente, compatíveis com a tecnologia Building Information Modeling (BIM).

Pensando em atender a demanda de estudos iniciais de projeto, a Autodesk trouxe um software específico em desenhar, colaborar, analisar e compartilhar o projeto conceitual, conhecido como FormIt.

 

Mas por que é melhor utilizar o Formit ?

É nítido que muitos profissionais tenham dificuldades em desenvolver projetos conceituais em softwares de projetos, como o Revit, então tendem a migrarem para os programas de convencionais de 3D. Porém, quando necessitam retornarem para o BIM, os softwares tradicionais, como Sketchup, não contempla essa conexão direta com o BIM, em outras palavras, retrabalho garantido. Diferente do padrão, o Formit trás uma compatibilização nativa com o Revit, garantindo um fluxo de trabalho contínuo em BIM com precisão e principalmente, informações.

porque-utilizar-o-formit-eng-dtp-multimidia

Principais ganhos utilizando o Formit:

1. Análise energética

2. Análise solar

3. Integração FormIt + Revit

4. Ganho de velocidade e diminuição de tempo

5. Uso do Dynamo para gerar geometria (atualmente somente para Windows)

 

Design Generativo

O design generativo é uma forma de inteligência artificial dedicada à geração de melhores resultados para construções e sistemas. São usados algoritmos, aprendizagem automática e geometria computacional para explorar rapidamente várias soluções para um problema de projeto, ou seja, através da inteligência artificial, os projetistas conseguem alcançar inúmeras soluções diferentes que suprem as necessidades preestabelecidas. Agilidade, praticidade e precisão.  

design-generativo-eng-dtp-multimidia

 

Dynamo

Por último, e não menos importante, temos o Dynamo, um software nativo da Autodesk, que é baseado em programação visual, e é amplamente aplicável para as tarefas repetitivas, conhecidas como “rotina”. Em suma, é possível programar ações repetitivas, sem necessariamente dominar a programação.

dynamo-do-bim-eng-dtp-multimidia

 

Com isso, finalizamos mais uma etapa construtiva com o BIM. É inevitável não afirmar que essa metodologia já é essencial para elaboração de projetos de alta performance. Para compreender a aplicação nas demais etapas, não deixe de acompanhar a ENG nas redes, até breve!!!

Gostou deste conteúdo?






Para nos enviar comentário, acesse.

 

Jefferson Hinz

Jefferson Hinz

Engenhario Civil pela UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais . Aplica a metodologia BIM e suas tecnologias na elaboração de projetos. Atua como técnico comercial em BIM pela ENG DTP & Multimídia.

Prvacidade e Proteção de Dados | ENG DTP & Multimídia

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS