Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Como o BIM pode ser utilizado na infraestrutura?

Cláudia Vieira • 03 ago 2021 • Autodesk BIM

Como o BIM pode ser utilizado na infraestrutura?

O BIM (BIM – Building information modeling ou modelo de informação da construção) utiliza um modelo como referência e através da sua expansão, conseguimos entender a necessidade desta plataforma em diversos tipos de projeto, como por exemplo na infraestrutura.

Quando trabalhamos em BIM, possuímos inúmeras vantagens nas disciplinas de engenharia civil e arquitetura:

- Menor retrabalho

- Menos perdas

-  Maiores acertos

- Mais produtividade

- Trabalhos na nuvem

- Interoperabilidade

- Compatibilização

A infraestrutura é uma área que se trata de obras com valores elevados. Utilizando o BIM, temos cerca de 40% de redução de erros voltados ao orçamento.

 

É possível usar o BIM em quais projetos de infraestrutura?

- Rodovias

- Ferrovias

- Vias urbanas

- Drenagem esgoto

- Loteamento

- Mobilidade Urbana

- Aeroportos

infraestrutura-bim-eng-dtp-multimidia

Através do modelo 3D conseguimos ter elementos para auxiliar no quantitativo, informações sobre concreto (moldado, in-loco), informações de volume, simbologias. Ao selecionarmos um elemento, conseguimos visualizar as informações estruturais. Sendo possível exportar para outros softwares para análises e verificações.

Por via de uma biblioteca com famílias voltadas a estrutura, é possível ter materiais específicos e detalhados, também podemos fazer download diretamente no site dos fornecedores e fabricantes, com todas as informações necessárias para o ciclo de vida do projeto. Caso essas famílias possuam informações de custo, já seriam tabeladas adequadamente ao projeto, conforme a dimensão 5D, que abrange os custos automaticamente no projeto, essas tabelas poderiam ser geradas e exportadas para comparações com outras planilhas de custos.

O nível de detalhamento também pode ser modificado na área da infraestrutura, pois podemos ter detalhes desde o alinhamento, até detalhes pequenos de uma rodovia, por exemplo. Quando trabalhamos em BIM, pensamos na gestão do projeto como um todo e através deste nível de detalhe, direcionamos o projeto para que se adeque na fase ou momento que desejamos. (volumetria, armação etc.)

A partir do Decreto nº 9.983, de 22 de agosto de 2019 que estabelece a obrigatoriedade BIM em obras públicas, temos uma movimentação maior para a adoção do BIM. Isso mobiliza as disciplinas de engenharia para aderirem ao BIM, sendo totalmente possível a adequação e desenvolvimento de projetos estruturais.

 projetos-estruturais-eng-dtp-multimidia

Quais softwares BIM podem ser utilizados?

Dentro deste segmento da engenharia, existem diversos softwares que atendem à essa necessidade. Tais como:

- Civil 3D para fluxos de trabalho mais eficientes para modelagem de superfície, modelagem de obra linear, projeto de terreno, águas pluviais e esgoto sanitário, além de produção e documentação de plantas

- Infraworks para planejamento e concepção de estradas, drenagem, movimentação de terra, loteamento e obras de arte especiais

- Revit para planejamento, projeto, construção e gerenciamento de construções e infraestruturas.

- Navisworks para melhor coordenação, simulação da construção e análise de todo o projeto para revisão de projetos integrados.

- Recap para processar fotografias tiradas através de drones e criar representações 3D das condições atuais dos locais, criação de nuvens de pontos, malhas e fotografias ortogonais.

softwares-bim-eng-dtp-multimidia

fluxo-de-trabalho-bim-eng-dtp-multimidia

Utilizando o modelo federado, – modelo que une todos os modelos das disciplinas realizadas por profissionais (topografia, geometria, drenagem, geotécnica, terraplanagem, sinalização, estruturas, pavimento etc.) unificados em um único ambiente virtual – o fluxo de trabalho é conectado de maneira a permitir a interoperabilidade entre as disciplinas agilizando a comunicação e o desenvolvimento durante o projeto.

As bases de modelo podem estar em .rvt (Revit) ou em IFC, para que os demais profissionais outros possam desenvolver o modelo posicionado corretamente.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Cláudia Vieira

Cláudia Vieira

Técnica em Desenho da Construção Civil pela ETEC, graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Cruzeiro do Sul, é encantada por tecnologia BIM e inovação na construção civil, possui experiência em softwares como AutoCAD e Revit.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design