Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

BIM: Como aplicar no dia a dia

Jefferson Hinz • 10 jun 2021 • Autodesk BIM

BIM: Como aplicar no dia a dia

 

Com a obrigatoriedade do BIM iniciada em 2021, os rumores e a procura por essa metodologia é incontestavelmente crescente. Embora há um vasto conteúdo de BIM na internet, de forma geral, ainda sim, os profissionais do mercado da construção civil encontra muita dificuldade na aplicação do BIM no dia a dia de trabalho. Infelizmente ainda exite essa assimilação do BIM a um software específico, que na verdade é um grande erro. O BIM é uma metodologia que gere informação da construção, e existem diversos softwares que são baseados nessa metodologia. Então não é prudente focar em aprender um único software e dizer que aplica o BIM em seus projetos.

Partindo do conceito de que o BIM é uma metodologia e ela precisa ser aplicada no cotidiano dos profissionais, resolvemos elaborar uma sequência de artigos, começando a partir desse, que demonstrará a aplicabilidade da Modelagem da Informação da Construção (BIM) em todo ciclo de vida da construção.

Toda edificação é criada através de um ciclo de vida, que pode ser definido como um conjunto de atividades fracionadas, que atuam de forma distintas visando um objetivo geral, que é a construção de um empreendimento/imóvel. E o BIM está presente em todo esse ciclo, desde a concepção inicial de um empreendimento, até sua construção efetiva, manutenção, reforma ou sua possível demolição.

Provavelmente já tenham ouvido falar das famosas dimensões do BIM, que oficialmente vão do 3D ao 7D. Essas dimensões, representam a quantidade de informação específica que é extraída de uma modelagem arquitetônica base (3D), como por exemplo o 4D Planejamento, 5D orçamentação, 6D Sustentabilidade e 7D segurança. Essas dimensões representam o ciclo de vida de uma edificação de forma macro, ou seja, podemos fragmentar algumas dimensões em pequenas etapas do grande ciclo de vida de uma edificação, ex: A dimensão 3D representa a modelagem arquitetônica parametrizada em BIM, mas na realidade, para atingir essa modelagem completa, foi necessário passar pelo briefing, estudo preliminar/anteprojeto e projeto executivo, ou seja, diversas etapas de um ciclo de vida, contidas em uma única dimensão.

Para que o BIM seja executado de forma completa, devemos nos ater a todas as aplicações dele, é importante que seja sabido que esse ciclo de vida sempre existiu, porém a pouco tempo atrás não tínhamos o controle e domínio sobre ele, e com o BIM, isso é possível. Há uma demanda maior em relação a exigência dos clientes no mercado de projeto/execução, o que tornará inevitável uma complexidade cada vez maior nos projetos de Engenharia e Arquitetura, por isso, o cuidado e controle do empreendimento é fundamental.  Nossa missão agora, é apresentar a vocês todas as etapas do ciclo de vida detalhadamente, e como o BIM é aplicável em cada uma delas. Então fiquem atentos aos próximos artigos sobre BIM da ENG DTP & Multimídia !!

Gostou deste conteúdo?




 

 

Jefferson Hinz

Jefferson Hinz

Engenhario Civil pela UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais . Aplica a metodologia BIM e suas tecnologias na elaboração de projetos. Atua como técnico comercial em BIM pela ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design