Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Por que utilizar o Navisworks?

Cláudia Vieira • 01 dez 2020 • Autodesk Revit

Por que utilizar o Navisworks?

 

O que é o navisworks? É realmente uma ferramenta indispensável? A resposta é sim!

 

 

O navisworks é um software de revisão, gerenciamento e coordenação de projetos 3D da autodesk. Utilizado em conjunto com Autodesk Revit e AutoCAD, o Navisworks complementa projetos e permite a combinação com os modelos 3D.

Podem ser gerenciados projetos de diversos segmentos da indústria AEC: Projetos de arquitetura, hidráulico, elétrico e estrutural. Os profissionais das diferentes áreas desenvolvem o projeto separadamente e através do navisworks é possível juntá-los para realizar a verificação de divergências e/ou erros, caso existam.

 

 

Também pode-se visualizar os projetos das diferentes áreas ao mesmo tempo, um por vez ou juntos; de acordo com o tipo de gerenciamento a ser feito.

De projetos menores até maiores, a navegação interativa do Navisworks não é comprometida, permitindo carregar vários projetos de uma vez, de acordo com o desempenho e as configurações de cada máquina.

Um dos recursos mais importantes é a verificação de interferências. A ferramenta ‘clash detective’ ajuda a reduzir o risco de erros humanos, como colisões entre elementos: tubulações, pilares e esquadrias etc. Além de permitir a identificação, inspeção e relatórios de interferências no modelo 3D.

O Clash Detective é como uma “verificação de sanidade” para um projeto concluído ou uma verificação contínua dele. Além do mencionado, também se pode: Verificar automaticamente interferências em objetos em movimento; interferências baseadas em tempo no projeto etc.

Apesar de ter uma interface parecida com o Revit, o foco do Navisworks não é a modelagem, mas sim o gerenciamento de possíveis erros. Podemos importar do Revit os insumos da construção e quantificá-los com opções diferenciadas e mais aprofundadas, sendo elas automatizadas ou não.

 

 

O Navisworks permite visualizar simulações das etapas da obra de diversas maneiras. Por exemplo: a evolução detalhada da estrutura; colocação dos pilares, sapatas etc. Também é possível visualizar como o projeto arquitetônico seria realizado: as paredes sendo levantadas; o desenvolvimento dos projetos elétricos e hidráulicos.

Através da simulação 4D e 5D, a coordenação BIM é agilizada principalmente por sua visualização detalhada e facilitada.

Com o Navisworks também é possível:

- Criar cronogramas diretamente dos modelos de projeto;

- Importar cronogramas e itens de custo de aplicativos externos de gerenciamento de projetos;

- Verificar datas de execução;

- Visualizar por gráficos o status de conclusão da obra e se haverá alguma modificação recorrente a atrasos;

- Capturar quantidades de materiais de projetos 2D ou 3D;

- Medir linhas, áreas e contagens de folhas;

- Criar vistas compatíveis com Revit e AutoCAD;

- Exportar dados de decolagem para análise no Excel;

- Integração com BIM 360;

 

Conclui-se que o Navisworks é uma ferramenta poderosa e necessária para os profissionais AEC, justamente por identificar problemas antes da construção, reduzindo consideravelmente os erros nas obras e diminuindo assim os gastos extras. Além de agregar dados para um melhor controle dos resultados. O Navisworks é essencial!

Gostou deste conteúdo?




 

 

Cláudia Vieira

Cláudia Vieira

Técnica em Desenho da Construção Civil pela ETEC, graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Cruzeiro do Sul, é encantada por tecnologia BIM e inovação na construção civil, possui experiência em softwares como AutoCAD e Revit.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design