Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Formulários e Assinaturas Eletrônicas: como implementar?

Isabela Scussel • 09 nov 2020 • Adobe Sign

Formulários e Assinaturas Eletrônicas: como implementar?

 

Uma vez que nos encontramos em uma rápida transição para processos feitos de forma totalmente digitalizada, o que se mostrará como um verdadeiro diferencial competitivo no futuro próximo – e que pode ser considerado quase imediato – será a capacidade de instituições e empresas em se transformar digitalmente de acordo com essa nova realidade do mercado.

Fluxos documentais e processamento de dados a partir de formulários são extremamente recorrentes no cotidiano das mais diversas organizações.

Como consequência disso, é possível afirmar que soluções digitais que atendam à essas demandas recebem uma carga de relevância crescente e, portanto, acabam por ter uma presença valiosa para esses fluxos supracitados.

Deste modo, e levando em consideração a já mencionada mudança para atividades realizadas digitalmente, pode-se comprovar que ferramentas que sejam capazes de viabiliza-las aparecem com alta carga de relevância, especialmente neste momento.

Esse é o caso do Adobe Sign, uma solução de obtenção de assinaturas feita eletronicamente e que assegura legalidade, segurança e conformidade.

Além de resolver a dificuldade de obtenção de assinaturas válidas, o Sign também traz outras funcionalidades como o envio em massa de documentos para até 300 destinatários diferentes de forma totalmente automatizada. Saiba mais sobre envio de assinaturas em massa aqui.

 

 Continue lendo para aprender a utilizar as ferramentas do Adobe Sign!

 

 Legalidade

O Sign está em conformidade com a legislação brasileira no que diz respeito a assinaturas eletrônicas, e tem sua sustentação fundamentada na MP 2.200-2, criada no ano de 2001, que estabelece a validade jurídica incumbida a esses documentos tramitados eletronicamente.

Consequentemente, nota-se a importância já atribuída a documentos assinados eletronicamente e a sua validade jurídica.

Além disso, recentemente o Diário Oficial da União publicou a Lei 14.063, de 23 de setembro de 2020,  a qual “Dispõe sobre o uso de assinaturas eletrônicas em interações com entes públicos, em atos de pessoas jurídicas e em questões de saúde e sobre as licenças de softwares desenvolvidos por entes públicos.”

Sendo assim, novas oportunidades são abertas para o recolhimento de dados com segurança e respaldo legal.

Ainda, a plataforma apresenta uma funcionalidade que permite a criação e publicação de formulários online.

 

 Saiba mais abaixo:

 A plataforma do Sign

A solução do Adobe Sign para assinaturas eletrônicas foi construída e delineada de modo a ser extremamente intuitiva.

Por assim entender, a experiência de uso nos mais diversos casos aqui aplicáveis é feita de forma simples e eficiente, reduzindo possíveis dispêndios – mais especificamente, tempo e dinheiro – durante o processo.

  

Imagem: Página-Inicial-do-Adobe-Sign

 

Como pode-se observar, existem múltiplas funções atribuídas à ferramenta que têm como objetivo facilitar e melhorar a experiência tida com os fluxos de documentação de uma determinada organização.

O uso de assinaturas eletrônicas vem crescendo exponencialmente no mundo corporativo e nas realidades das instituições de ensino, e a tendência é que se torne a regra de uso para tais contextos.

Tendo isso em mente, é importante salientar aqui algumas considerações sobre a implementação de assinaturas eletrônicas e assinaturas digitais.

Muitas vezes, os termos “assinatura eletrônica” e “assinatura digital” são usados de forma errônea quanto às suas definições conceituais, ao passo que em muitos casos os utilizam como sinônimos quando, na realidade, não o são.

 

 Assinaturas Eletrônicas e Assinaturas Digitais: Comparação

 

 Visite o link acima para ter informações detalhadas sobre as diferenças existentes entre Assinaturas Eletrônicas e Assinaturas Digitais! 

 

Formulários da Web

Através do Sign, o usuário pode criar e publicar formulários para obtenção de dados importantes para a instituição em questão.

Além de publicá-los, pode-se integrar diretamente aquela determinada pesquisa a um website de domínio próprio para recolhimento de informações valiosas para o gerenciamento de uma empresa ou organização.

E, além disso, ainda é possível implementar o recolhimento de assinaturas eletrônicas válidas! Veja como:

 

  1. Acesse a Página Inicial da plataforma do Adobe Sign e selecione “Publicar um formulário da Web”

 

  1. Entre na seção “Criar um formulário da Web”

 

 

  1. Na mesma página, delimite:

 

  • Nome do formulário
  • Signatários definidos (OPCIONAL)
  • Função do participante
  • Método desejado para autenticação (caso necessário)

 

  1. Escolha o(s) arquivo(s) do(s) documento(s) escolhido(s) para o seu formulário

 

 

  1. Aguarde o processamento do(s) documento(s) e adicione os campos de preenchimento desejados

 

 

  1. Clique em “Salvar”

 

  1. Aguarde o processamento

 

  1. Em alguns passos, seu formulário está pronto e disponível para uso!

 

 

  1. Copie a URL do formulário E/OU integre este formulário diretamente ao seu website através do código HTML ou JavaScript

 

 

 

  1. Assine, caso necessário

 

 

 

 

  1. Por fim, verifique sua identidade através do método selecionado ao início da criação do formulário (neste caso, a autenticação será realizada pelo endereço de e-mail)

 

Isso garante ainda mais segurança ao seu documento!

 

 

  1. Autenticação segura realizada por e-mail

 

 

 

Quer aprender ainda mais sobre Assinaturas Eletrônicas?

 

Entre no nosso BLOG e tenha acesso a artigos semanais atualizados sobre a plataforma!

Gostou deste conteúdo?




 

 

Isabela Scussel

Isabela Scussel

Isabela Scussel faz Graduação do curso de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política e Negócios (EPPEN) na Universidade Federal de São Paulo, e é apaixonada por tecnologias que resolvam problemas de pessoas, empresas e órgãos governamentais. Adobe Document Cloud, com Acrobat e Sign são suas especialidades.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design