Blog Tecnológico.

Design Options

Raphael Marçal • 18 mai 2020

Design Options

Criar opções de layout de arquitetura sempre foi uma tarefa que foi desenvolvida seja para quem usa Autocad ou Revit. Em Autocad, é muito comum que sejam feitas inúmeras cópias dentro do mesmo arquivo, em alguns casos, deixando uma certa desorganização no ambiente de projeto. Uma outra forma, seria criar novos arquivos conforme o número de opções que se deseja fazer o estudo. Tal método não é muito eficiente para a organização de arquivos, pois em alguns casos pode haver inúmeros arquivos. Esses métodos se aplicam a maioria dos programas de criação de projetos que existem hoje no mercado, até mesmo é comum que alguns usuários do Revit ainda tenham tais práticas.

Visando a melhoria do fluxo de trabalho para a criação de ideias dos itens já mencionados, a Autodesk através do software Revit criou uma ferramenta chamada “Desgin Options”.

Esta ferramenta possibilita criarmos inúmeras opções para que possamos fazer estudos comparativos, ou mostrar a um cliente opções que podem ser empregadas no empreendimento em questão.

 

Para observamos o potencial desta ferramenta, faremos um exercício para entendermos como devemos utilizar esta ferramenta. Na imagem a seguir existe um layout simples de uma sala de aula, nela contém iluminarias, janelas e uma porta, terminais de ar condicionado e itens de mobiliário. Faremos outras opções de layout modificando alguns elementos do desenho. 

 

Selecione o o botão do “Design Options” localizado na barra inferior.

 

Após a seleção, o software abrira uma nova janela com algumas opções. Para este exercício criaremos o primeiro conjunto de opções. Clique no botão localizado abaixo da palavra “option set”. 

 

Renomeie como layout 1 clicando no botão a seguir e em seguida, clique em close.

 

Após esse processo, nós temos a nossa primeira opção de layout criada dentro do menu “Design Options”. Agora adicionaremos os elementos já desenhados a opção criada. Abra uma caixa de seção e selecione todos os itens desenhados, conforme a figura a seguir. 

 

Após a seleção, observe na barra inferior ao lado direito do botão do Design Options um outro comando chamado “add to set” clique nele e abrira uma janela semelhante a da imagem abaixo. Clique na caixa de seleção e clique em OK. 

 

Agora tudo o que foi desenhado, está atrelado a primeira opção 1 do layout criado no Design Options.

Após este processo, abra novamente a janela do design options localizado na barra inferior. Duplique o layout 1 e renomeie o para layout 2.

 

Após renomear, selecione o layout 2 e no canto superior direito do menu Design Options, haverá o botão “edit selected”. Clique nele, e em seguida o botão inferior close.

 

No ambiente de projeto, delete algumas cadeiras.

 

Após isso abra novamente a janela do Design Options, e clique no botão “Finishing Editing”, em seguida clique no botão close.

 

Ainda no menu inferior, existe uma barra com o nome do layout primário, que no nosso caso, é o layout 1. Clique nesta barra, e altere para layout 2. Veja que as cadeiras que foram deletadas na opção 2, agora não aparecem, concluindo desta forma que esta opção esta configurada da forma correta.

 

 

Na janela do menu design options, é possível depois de tudo isso selecionarmos qual será o layout escolhido através do botão “Make primary” selecione qual será o layout definitivo, e clique em close.

 

Essa ferramenta assim como foi dito no início deste artigo, ela serve para otimizar o processo de criação de ideias, centralizando no mesmo arquivo de projeto sem precisar ficar fazendo várias cópias dentro arquivo, ou cópias do mesmo arquivo com alterações, causando transtorno na hora de organizar na pasta do computador.

Agora vamos abrir uma vista de dentro da sala de aula e observar o mesmo resultado, essa ferramenta se aplica a todas as vistas do Autodesk Revit.

 

Faremos uma nova opção de layout, desta vez aplicando o mesmo conceito as janelas. Antes de iniciarmos, delete o layout 2 criado anteriormente e, mantenha o layout 1 apenas dentro do menu do Design Options.

 

Para esta demonstração, iremos alterar o tipo de janela, no exemplo em questão, passaremos da janela de painel fixo, para uma “janela dupla. Ressalto que todos os elementos no desenho em questão são próprios da biblioteca nativa do Autodesk Revit.

Para inserir o novo tipo de janela, va na aba “insert” e selecione o botão “Load Family”. Faça o caminho até a pasta de janela da biblioteca do Autodesk Revit, e selecione a janela já citada anteriormente, ou, selecione uma janela que for de seu gosto para o exercício em questão.

 

 

Após selecionar a janela, clique em open para que o programa carregue dentro do ambiente de projeto.

Após carregar a família da janela, selecione na barra inferior o botão do Design Options, renomeie o layout 1 para “janela painel fixo”, em seguida, duplique esta opção e renomeie para janela 2 folhas. 

 

Após isso, abra a vista de planta baixa da sala de aula, clique na barra inferior com o nome do layout em questão e selecione a opção janela 2 folhas.

 

Selecione as janelas existentes e, substitua as pelo tipo de janela que foi carregado anteriormente e faça os ajustes necessários.

 

Abra novamente a vista de perspectiva do usuário e teste a nova opção criada em função das janelas.

 

Janela fixa

 

Janela 2 folhas

Como já mencionado anteriormente neste artigo, essa é uma ferramenta com uma versatilidade muito grande para projetos, ela nos ajuda a organizar as alterações e opções possíveis de projetos, seja para a disciplina de arquitetura, quanto para as demais disciplinas complementares como, elétrica, hidráulica, ar condicionado ou qualquer outra disciplina relacionada ao projeto em questão.

Uma observação importante a se fazer para este recurso, você pode fazer a organização de opções de ideias através de pavimentos, elementos construtivos, mobiliários, ambientes específicos dentro do projeto e etc. Antes de utilizar esta ferramenta, é importante definir como você ira organizar o Design Options, para que ele funcione da forma correta, e, atenda a sua necessidade naquele momento em que estiver projetando.

Raphael Marçal

Raphael Marçal

Arquiteto e urbanista, com atuação em projetos de varejo e levantamento arquitetônico com uso de Laser Scan e modelagem em metodologia BIM.

Prvacidade e Proteção de Dados | ENG DTP & Multimídia

ENG DTP & Multimídia - Logo

CONTATO