Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Animar pássaros em movimento

Melissa Campuzano • 12 jan 2017 • Adobe Animate

Animar pássaros em movimento

Antes de abrir qualquer aplicativo de desenho faça um roteiro. Um roteiro é onde escrevemos as cenas, sequencias,  diálogos ou outro tipo de indicações técnicas da animação. Se você não fizer um roteiro antes de começar a produção de qualquer conteúdo que queira contar, uma história ou mesmo uma animação simples, é bem provável que você perca tempo (e dinheiro) no processo das modificações depois de feito.


Depois de ter o roteiro pode abrir o Illustrator para criar suas ilustrações.


Este passo é de especial importância para poder planificar os elementos dos quais estará composta a animação inteira.

Abra o Animate CC  numa nova camada arraste o fundo da animação, neste caso o céu.


Numa nova camada arraste a ilustração do pássaro sem que ela esteja agrupada no Illustrator. Selecione a ilustração e crie um clipe de filme pressionando F8 e não se esqueça de nomear ela.


Assim que o clipe de filme for criado entre nele para criar um novo clipe de filme dentro do clipe de filme, isso para que depois de criar a animação das assas, no caso que deseje movimentar a localização do pássaro no céu, possa fazê-lo sem problema.

Dentro do clipe de filme crie três clipes de filme, um em cada assa e outro clipe para a parte central do pássaro.

Selecione a ferramenta Bone e clique criando uma linha da parte central ate umas das assas e faça o mesmo procedimento do centro para outra assa.

Vá para o frame 10 na camada Armadura que foi criada automaticamente ao usar a ferramenta Bone e insira um quadro ou aperte F5, nele movimente as assas para baixo.

Vá para o frame 20 e insira um quadro e movimente as assas para a posição inicial

Saia do clipe de filme para a cena 1 e aperte Ctrl+ Enter para testar a animação.

Para que o passarinho tenha uma aparência mais real, você pode criar uma nova camada onde o olho fique aberto no frame 1 ate o 15 e somente para um tempo menor do frame 16 ao 19 fique com o olho fechado. Ou da maneira que desejar para que fique legal.

Na cena 1, na linha do tempo onde você colocou as camadas de fundo e os pássaros você pode adicionar outra animação para movimentar o pássaro de um lado para outro ou até para dimensionar o tamanho do pássaro.

Para isso crie um quadro chave no frame 100 e depois clique com o botão direito em qualquer frame entre o 1 ao 100 para criar uma interpolação clássica.

Faça clique direito sobre o nome da camada do Pássaro Rosa ou de qualquer outra camada na qual deseje adicionar uma Guia de movimento clássico, ao fazê-lo vai observar que uma nova camada é adicionada por cima da animação clássica, dê clique nela para criar sua própria guia de movimento.

Vá ao primeiro frame e com a ferramenta caneta desenhe o caminho que deseja que a animação siga.

O ultimo passo é colocar o pássaro no inicio da guia de movimento no primeiro frame


Seguidamente posicione o pássaro no ultimo frame no final da guia de movimento para que esta possa funcionar e siga o caminho que você desenhou.

Continue adicionando outros elementos seguindo os mesmo passos.

Veja como ficou a animação final

Gostou deste conteúdo?




 

 

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano, graduada em Design Gráfico pela UCATEC, com grau de Record Acadêmico.

Trabalha na área de Design, desenvolvendo projetos variados de design, imagem corporativa e eventos no exterior.
Com suas peças gráficas conseguiu mudar a percepção do público sobre o que significa estudar numa universidade de empreendedores.
É instrutora e consultora das tecnologias Adobe, atuando na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design