Melissa Campuzano • 12 jan 2017 • Adobe Animate
Antes de abrir qualquer aplicativo de desenho faça um roteiro. Um roteiro é onde escrevemos as cenas, sequencias, diálogos ou outro tipo de indicações técnicas da animação. Se você não fizer um roteiro antes de começar a produção de qualquer conteúdo que queira contar, uma história ou mesmo uma animação simples, é bem provável que você perca tempo (e dinheiro) no processo das modificações depois de feito.
Depois de ter o roteiro pode abrir o Illustrator para criar suas ilustrações.
Este passo é de especial importância para poder planificar os elementos dos quais estará composta a animação inteira.
Abra o Animate CC numa nova camada arraste o fundo da animação, neste caso o céu.
Numa nova camada arraste a ilustração do pássaro sem que ela esteja agrupada no Illustrator. Selecione a ilustração e crie um clipe de filme pressionando F8 e não se esqueça de nomear ela.
Assim que o clipe de filme for criado entre nele para criar um novo clipe de filme dentro do clipe de filme, isso para que depois de criar a animação das assas, no caso que deseje movimentar a localização do pássaro no céu, possa fazê-lo sem problema.
Dentro do clipe de filme crie três clipes de filme, um em cada assa e outro clipe para a parte central do pássaro.
Selecione a ferramenta Bone e clique criando uma linha da parte central ate umas das assas e faça o mesmo procedimento do centro para outra assa.
Vá para o frame 10 na camada Armadura que foi criada automaticamente ao usar a ferramenta Bone e insira um quadro ou aperte F5, nele movimente as assas para baixo.
Vá para o frame 20 e insira um quadro e movimente as assas para a posição inicial
Saia do clipe de filme para a cena 1 e aperte Ctrl+ Enter para testar a animação.
Para que o passarinho tenha uma aparência mais real, você pode criar uma nova camada onde o olho fique aberto no frame 1 ate o 15 e somente para um tempo menor do frame 16 ao 19 fique com o olho fechado. Ou da maneira que desejar para que fique legal.
Na cena 1, na linha do tempo onde você colocou as camadas de fundo e os pássaros você pode adicionar outra animação para movimentar o pássaro de um lado para outro ou até para dimensionar o tamanho do pássaro.
Para isso crie um quadro chave no frame 100 e depois clique com o botão direito em qualquer frame entre o 1 ao 100 para criar uma interpolação clássica.
Faça clique direito sobre o nome da camada do Pássaro Rosa ou de qualquer outra camada na qual deseje adicionar uma Guia de movimento clássico, ao fazê-lo vai observar que uma nova camada é adicionada por cima da animação clássica, dê clique nela para criar sua própria guia de movimento.
Vá ao primeiro frame e com a ferramenta caneta desenhe o caminho que deseja que a animação siga.
O ultimo passo é colocar o pássaro no inicio da guia de movimento no primeiro frame
Seguidamente posicione o pássaro no ultimo frame no final da guia de movimento para que esta possa funcionar e siga o caminho que você desenhou.
Continue adicionando outros elementos seguindo os mesmo passos.
Veja como ficou a animação final