Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Crie um Robô animado

Melissa Campuzano • 26 mai 2017 • Adobe Animate

Crie um Robô animado

Aprenda a animar um personagem criado por você mesmo. Construa um esqueleto no Animate para adicionar movimento a seus personagens.

O Adobe Animate tem uma ferramenta super legal para movimentar os membros de um personagem de  maneira que você não tenha que animar frame a frame os movimentos.

Primeiro desenhe seu personagem, você pode fazê-lo utilizando o Adobe Illustrator para usar todas as ferramentas legais que este software disponibiliza.

Uma vez finalizado o desenho pode salvá-lo em alguma Biblioteca da Nuvem da Creative Cloud para depois simplesmente segurar e arrastar para o palco no Animate. Configure o tamanho de seu arquivo no Animate .


Crie um clipe de filme do robô. Dentro desse clipe de filme agrupe cada extremidade e parte de corpo no Animate, seja a cabeça um grupo, cada olho outro grupo diferente, você pode deixar as sobrancelhas separadas assim como as orelhas. Assim um grupo será o braço e outro o segundo braço, você pode separar cada mão como outro grupo diferente, siga as mesmas indicações para as pernas. Quanto mais separe as extremidades, maiores serão as possibilidades de dar movimento a seu personagem. O tronco deve ser outro clipe de filme.

Depois de agrupar cada parte, crie um clipe de filme para cada um desses grupos. É importante criar um clipe de filme para cada parte porque na hora de utilizar a ferramenta Bone ela não reconhece grupos para ligar os pontos do esqueleto, ela pega o clipe de filme.

Assim que criar cada clipe de filme, crie uma camada diferente por cima do robô. Nela adicione pontos chave os que servirão para fazer as ligações com as partes do corpo. Para isso crie um pequeno quadradinho e transforme-o em um clipe de filme, lembre que a ferramenta que iremos utilizar pega somente clipe de filme para dar movimento a eles, então esses quadradinhos devem ser clipe de filme. Você pode criar simplesmente um e duplicar ele nos respectivos pontos como é mostrado na imagem.

Agora você vai pegar a ferramenta Bone para ligar esses pontos. Comece do tronco ligando para cima; então clique, segure e arraste até o próximo ponto ou quadradinho de cima, aquele que esta na cabeça e seguidamente ao ponto meio dos olhos. Veja que cada olho vai à sobrancelha correspondente.

Agora para ligar as partes do corpo cabeça, tronco e orelhas com a ferramenta Bone clique segure e arraste do ponto eixo ao pescoço (que deve ser um clipe de filme) e do pescoço ao clipe de filme cabeça, da cabeça você pode puxar para as orelhas.
Clique no botão esquerdo do mouse e selecione em Organizar para levar os elementos para trás caso seja necessário.

Depois ligue do tronco (que é o ponto eixo ou quadradinho verde) para os pontinhos verdes dos braços e dos pontos verdes para o clipe de filme para cada braço.

Faça o mesmo com os pontos de baixo.

Para finalizar o esqueleto de nosso personagem, com a ferramenta Bone clique, segure e arraste do ponto eixo ao clipe de filme do tronco.

Veja o esqueleto final. O personagem inteiro deve estar na Camada de Armadura, para verificar isso esconda as outras camadas. Se ainda tem alguma parte do personagem que esta em outra camada que não seja a de armadura é porque você ainda não ligou essa parte com a ferramenta Bone.


Agora vem a parte de animação, na camada de Armadura clique com o Botão direito no frame onde vai adicionar o movimento e selecione a opção Inserir Pose. Neste frame movimente os braços por exemplo. Para movimentar os braços ative a ferramenta Bone e depois com a ferramenta Seleção movimente cada membro.

Continue adicionando Pose nos seguintes frames, no próximo você pode movimentar os olhos e as sobrancelhas para dar uma expressão a seu personagem.

No próximo movimento Inserindo  Pose antes, movimente uma perna.


No próximo pode movimentar a cabeça para a direita.

No seguinte frame coloque novamente a cabeça no lugar. Pode colocar os braços também na posição inicial.

O próximo movimento será movimentar a outra perna.

No outro pode movimentar as orelhas e posicionar os olhos corretamente.

Para copiar um movimento já feito na mesma linha do tempo simplesmente insira uma nova Pose e clique no movimento que quer copiar para arrastá-lo no frame final, segure Alt para copiar simplesmente as configurações desse frame.

Clique dentro do clipe de filme da perna selecione a parte da engrenagem e converta-o em um clipe de filme, entre dentro do clipe de filme da engrenagem e adicione um movimento.

Crie um quadro chave no frame 25 e nele faça uma Rotação de 180 graus. Pode acionar o Painel Transformar para fazer esse passo.

Clique em qualquer ponto entre os dois quadros chave e adicione uma Interpolação Clássica. Isso fará que o movimento seja continuo, e ele ira girar sempre mesmo que a perna seja movimentada porque a engrenagem foi desenvolvida dentro do clipe de filme da perna.

Agora para que os pontos não sejam verdes, clique duas vezes dentro do quadradinho e no Painel Propriedades clique na cor verde e coloque Alfa 0 , para que o quadradinho não apareça na hora da animação.

Agora saia do clipe de filme do robô para a Linha de Tempo da Cena 1 . Pode adicionar um movimento ao robô para ele se movimentar de um lado para outro.

Finalize a animação colocando um fundo e som se assim o desejar.

É sua vez de criar seu proprio personagem animado!

Gostou deste conteúdo?




 

 

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano, graduada em Design Gráfico pela UCATEC, com grau de Record Acadêmico.

Trabalha na área de Design, desenvolvendo projetos variados de design, imagem corporativa e eventos no exterior.
Com suas peças gráficas conseguiu mudar a percepção do público sobre o que significa estudar numa universidade de empreendedores.
É instrutora e consultora das tecnologias Adobe, atuando na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design