Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Brand Books

Melissa Campuzano • 08 ago 2016 • Adobe InDesign

Brand Books

O Brand Book é um material onde é reunida a história, cultura, o jeito de falar e pensar que tem uma marca, produto ou organização.

No Brand Book deve-se descrever a personalidade da marca de forma objetiva, rápida e fácil de entender.

O Brand Book  tem mais a ver com linguagem, atitudes e ideias do que com produtos, não deve ser confundido com um Manual de Identidade, pois este mostra aspectos técnicos da marca, construção, aplicação, proporções e assim por diante. Já o Brand Book apresenta aspectos mais subjetivos e sentimentais.

brand-books-numeros-eng-dtp-multimidia

O designer usa uma seleção de cores, formas, texturas, tipografias, palavras e fotos para definir um estado de espírito, convidando o leitor a visualizar e sentir o produto de modo a imaginá-lo no contexto de um estilo de vida ou de uma narrativa humana.

 

brand-book-mems-eng-dtp-multimidia

Os Brand Books são usados para inspirar fidelidade e compreensão de marca, em vez de promover um produto específico. Dirigem-se às pessoas dentro de uma organização, bem como editores, investidores, parceiros comerciais e consumidores.

Eles também  documentam as fontes de inspiração por trás de uma empresa ou produto, ajudando a focalizar a marca  em torno das imagens tangíveis. Assim, os prestadores de serviços ou mesmo os funcionários conhecem a história e usam a marca de forma coerente.

 

brand-books-culinaria-eng-dtp-multimidia

Portanto, para poder assimilar a história de vida de uma empresa ou produto é importante criar um Brand Book. Mas como se cria um?


1. Escolha o formato

O formato vai depender se sua marca trata-se de algo exclusivo e luxuoso ou de uma organização mais modesta.

Então escolha formatos e materiais que reflitam quem você é. Lembre-se que em suas páginas deve ser possível compor a descrição da marca enquanto pessoa. Sim, porque toda marca hoje deve ser vista como uma pessoa.

 

formato-vertical-brand-book-exemplo-eng-dtp-multimidia

horizontal-brand-book-eng-dtp-multimidia


2. Reúna a informação visual


Junte imagens inspiradoras, esboços, peças impressas, textos, fotografias, padrões, amostras de tecido, texturas e todo tipo de material diversificado para tornar sua marca autêntica.

 

reunir-informacoes-brand-book-exemplo-eng-dtp-multimidia


3. Conecte e comunique

Agora que está com uma pilha de material, organize de maneira com que cada peça contribua para o mundo que você está criando. Faça conexões entre cada elemento para que a linguagem visual seja compreendida.

conexao-elementos-brand-books-eng-dtp-multimidia


4. Distribua

Procure fazer um equilíbrio entre imagens e textos. Não faça rupturas repentinas na sequencia. Folheando o brand book os leitores devem imaginar como seria viver com seu produto.

distribuir-itens-brand-book-eng-dtp-multimidia


5. Produza


Veja a maneira mais eficiente de ter seu brand book finalizado. Pode ser impresso numa gráfica digital, ou de maneira personalizada e manual, dependendo de seus recursos disponíveis.

produto-final-brand-book-eng-dtp-multimidia

Se você tem sua própria empresa e deseja aceder a um design gráfico de qualidade e de forma mais econômica, crie um Brand Book, isso vai ajudá-lo a transmitir o visual de sua empresa de maneira clara, eficiente e otimizada.

Crie já o seu com o aplicativo InDesign para desktop ou mobile, teste e conheça as capacitações nesta tecnologia clicando aqui.


Até o próximo Artigo! :)

Gostou deste conteúdo?




 

 

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano, graduada em Design Gráfico pela UCATEC, com grau de Record Acadêmico.

Trabalha na área de Design, desenvolvendo projetos variados de design, imagem corporativa e eventos no exterior.
Com suas peças gráficas conseguiu mudar a percepção do público sobre o que significa estudar numa universidade de empreendedores.
É instrutora e consultora das tecnologias Adobe, atuando na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design