Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: Tipos de Gateway

Erick Reis • 20 jan 2023 • Microsoft Power BI

Power BI: Tipos de Gateway

Já concluiu o seu relatório e ao término do mesmo pensou o que você faria para manter o mesmo sempre atualizado?

Muitas pessoas se perguntam qual o caminho necessário para manter o seu relatório sempre atualizando de forma automática, para que você esteja sempre visualizando na sua análise os dados mais atuais.

Hoje vamos comentar justamente sobre esse processo de configurar o seu relatório para que ele consiga atualizar sempre de forma automática, mas para isso, é necessário a gente entender primeiro as ferramentas necessárias para que essa ação possa acontecer.

O primeiro passo é nós entendermos como essa atualização ocorre, e para isso, nós vamos começar comentando um pouco sobre o Gateway de dados(Ferramenta responsável por essa etapa de atualizar seus relatórios automaticamente).

O Gateway de dados é um passo essencial para essa etapa, pois é ele quem cria o que nós vamos chamar de “Ponte” entre o seu computador, servidor (Local onde os dados estão sendo armazenados) e o Power BI Service que é o local onde fica hospedado o seu relatório publicado.

Então o primeiro passo é instalarmos o gateway de dados no local onde essa ponte será construída.

Para isso, a Microsoft tem um site onde podemos fazer o download desse gateway:

https://powerbi.microsoft.com/pt-br/gateway/

Acessando esse site, nos deparamos com dois tipos de Gateway.

Temos o Gateway Modo Pessoal e o Modo Padrão.

Mas qual desses devemos instalar?

Nesse momento vai depender muito de qual será a aplicação daquele Gateway, por exemplo:

O gateway no modo pessoal geralmente é utilizado quando você irá utilizar o seu computador pessoal como ponte para manter os seus relatórios sempre atualizados.

Além de que o Gateway Modo Pessoal também tende a ser utilizado somente por um usuário, ou seja, outras pessoas não podem utilizar essa ponte que você instalou no seu computador local para atualizar o relatório delas.

Já o Gateway Modo Padrão , vem com o intuito de permitir que você instale essa ponte em um local onde diversas pessoas poderão ter o acesso a ela. E o mais legal de tudo é que no Modo Padrão as pessoas não ficarão presas a utilizar somente o Power BI, pois ele permite que você utilize juntamente com:

 Power BI, Power Apps, Aplicativos Lógicos do Azure, Power Automate, Azure Analysis Services, Fluxos de dados.

Então quando comentamos que vai depender muito do ambiente foi justamente por conta dessas características em específicos de cada.

Mas resumindo, o Gateway modo pessoal geralmente fica sempre em algum computador local que servirá como uma ponte para um usuário em específico.

Enquanto o Gateway no modo Padrão, já ficará com esse papel de ser instalado geralmente em servidores para que varias pessoas possam usufruir do serviço.

E pontos importantes para comentarmos é que para que o gateway possa funcionar, o seu computador/Servidor precisa estar ligado no momento em que a atualização ocorrer. Pois caso ele esteja desligado, é como se aquela ponte passasse a ter um caminho interditado e isso faz com que o Gateway não consiga chegar ao local onde as informações estão armazenadas para então fazer a atualização.

Agora que conhecemos um pouco as diferenças entre ambos, no próximo artigo vamos colocar em prática a instalação e a configuração do gateway de dados.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Erick Reis

Erick Reis

Graduado em Análise e desenvolvimento de sistemas pela FAM, apaixonado por tecnologias que envolvam análise de dados, programação, banco de dados. Atualmente atuando em tecnologias de análise de dados como: Power BI, Excel, Banco de dados. Erick conquistou sua Certificação em Power BI, na ENG DTP & Multimídia. E veio a se tornar um MCT em Power BI, na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design