Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Certificação Profissional de Sucesso, por meio da Educação e da Colaboração Empresarial

Alvaro Venegas • 02 jan 2023 • Educacional

Certificação Profissional de Sucesso, por meio da Educação e da Colaboração Empresarial

Gerentes de RH concordam que há uma lacuna de habilidades no mercado de trabalho atual, com 48% dizendo que os candidatos não têm as habilidades necessárias para preencher vagas abertas. Essas estatísticas continuam a aumentar, levando a indústria e a educação a discutir como melhorar o alinhamento entre o currículo ensinado em sala de aula e as habilidades exigidas no Mercado de Trabalho. Fonte: Câmara de Comércio dos EUA, em novembro de 2022.

Grande parte dessa conversa é sobre como a Certificação reconhecida pelas Empresas e Órgãos de Governo, em sala de aula, pode ajudar a preencher essa lacuna. No entanto, implementar e manter um Programa de Certificação bem-sucedido pode se tornar um desafio devido a fatores como questões orçamentárias, e até falta de apoio das diversas partes envolvidas.

Para discutir esses desafios e o porquê é importante aproveitar especificamente as Certificações disponíveis para as Instituições de Ensino Superior, como Microsoft Office Specialist, Autodesk Certified User, Adobe Certified Professional; apresentaremos os passos que garantem o sucesso para seus alunos e IES.

Mostre aos alunos a relevância da Certificação Profissional

Uma das maiores dicas que nossos Consultores recomendaram para os Educadores implementarem é fazer com que seus alunos entendam o “porquê” por trás da certificação. Os alunos precisam ser capazes de ver o impacto que a certificação pode ter em sua própria jornada pessoal e profissional.

Uma maneira fácil de fazer isso é compartilhar o sucesso de outros alunos por meio da certificação. Existem inúmeras histórias de como a certificação Microsoft Office Specialist capacita os alunos a conseguir um emprego aos quinze anos, ganhar uma promoção no trabalho ou iniciar seu próprio negócio.

Outra forma de trazer o propósito da certificação é colaborar com as empresas locais. Através da colaboração com empresas locais, os alunos podem ver como as empresas operam e até mesmo abrir as portas para estágios remunerados e oportunidades de carreira.

“Os empregadores parecem querer que as crianças tenham essas certificações. Eu gostaria de ver os empregadores entrando via Zoom na sala de aula real e apresentando desafios aos alunos”, disse Linda Brown durante o painel de discussão. Ela continuou a explicar como os educadores fazem parceria com empresas locais para atribuir projetos com instruções e prazos reais. Por meio dessas atribuições baseadas em projetos, os alunos podem validar suas habilidades em um ambiente de trabalho da vida real.

Além disso, essa experiência do mundo real fornecerá contexto aos próprios exames de certificação. Cada exame Microsoft Office Specialist inclui cenários de trabalho e projetos que refletem as necessidades e solicitações dos empregadores.

Educadores precisam conquistar suas certificações

“A primeira coisa que dizemos aos Educadores é que obtenham a Certificação”, “Seja certificado, seja certificado, seja certificado. Isso carrega muito peso.” diz K. Schmidt.

Quando os próprios Educadores têm Certificação, eles podem ver o que está no exame e isso mudará a maneira como ensinam, trazendo mais conteúdo que as Empresas procuram em seus colaboradores. Isso os capacitará a ajustar projetos, bem como a extrair de sua experiência pessoal para criar um ambiente de aprendizado mais envolvente. Mesmo que o Educador não tenha experiência anterior no setor, ele pode conquistar a confiança de seus alunos, informando-os de que também fizeram o exame e que não é fácil, mas não é impossível!

Credenciais empilháveis e crachás digitais: Nano degrees

Outra dica de nossos Consultores foi continuar incentivando os alunos a alcançar o próximo nível e ganhar credenciais acumuláveis. Por exemplo, se seus alunos já obtiveram o Microsoft Office Specialist – Associate, incentive-os a trabalhar para obter o Microsoft Office Specialist – Expert.

Ao alavancar credenciais empilháveis, os alunos podem continuar a desenvolver suas habilidades fundamentais e desenvolver as habilidades de carreira necessárias solicitadas na indústria. Isso inspirará confiança nos alunos e fornecerá a eles uma ferramenta poderosa para o currículo e o perfil do LinkedIn. Depois de passarem nos exames de certificação, os alunos podem facilmente adicionar distintivos digitais a seus perfis do LinkedIn para mostrar suas conquistas aos potenciais empregadores.

Restrições de orçamento e de Idioma ficaram para trás

Hoje, temos os Exames de Certificação no nosso Idioma, em Português do Brasil!

Microsoft, Adobe, Autodesk, entre outro: todos players com Exames em Português.

Com relação aos investimentos, hoje, as Instituições de Ensino têm condição de adquirir pacotes com mais de 80% de desconto quando comparados a exame de Certificação individual.

Um grande diferencial para qualquer IES: Centro Internacional de Certificação

Ao adquirir um pacote de Exames de Certificação e capacitar duas pessoas para aplicarem os Exames,  sua IES é nomeada como Centro de Certificação Internacional em uma das tecnologias abaixo:

  • Microsoft Office Specailist

  • Autodesk CertifiedUser

  • Adobe Certified Professional

  • Apple Swift / iOS Developer

  • Unity Certified User

  • IT Information Technology Specialist

Para aplicar os Exames de Certificação, sua IES pode usar seus laboratórios de Informática, não gerando novos custos.

Valor Agregado

Sua IES pode oferecer a aplicação dos Exames de Certificação, como um belo Valor Agregado!

 Comunicação, comunicação, comunicação

O maior componente de fazer um Programa de Certificação bem-sucedido é a Comunicação em todos os níveis do sistema educacional e  na interface com Empresas e Núcleos de Estágio. Isso inclui:

Alunos e professores discutindo o por quê a Certificação é importante e como os alunos podem aproveitar suas Certificações.

Educadores se comunicando com seus diretores e coordenadores de curso, sobre suas realizações em sala de aula, recursos importantes necessários e o impacto da Certificação.

Especialistas de RH de Empresas e Órgãos de Governo se comunicando com o Departamento de Educação sobre as lacunas de habilidades que estão vendo na força de trabalho para ajudar a moldar e mudar os padrões educacionais para entrega de profissionais para o Mercado de Trabalho.

Conquistas Brasileiras

Este projeto vem de longa data, com primeiros passos em 2017, e com a participação de alunos brasileiros nas Seletivas Brasil, e no Campeonato Mundial dos Alunos Criativos Certificados em Adobe: Conquistamos Prata em 2021 e 2022, no mais recente, a aluna Manuela Campos, de Porto Alegre/RS, ficando atrás de Estados Unidos, superando o Reino Unido e mais 42 países!

Para este ano, estamos organizando também as Seletivas gratuitas para os alunos com Certificação em Microsoft, e também Adobe. Serão dois representantes brasileiros para cada categoria:

  • Certificação nas Tecnologias de Design da Adobe (Illustrator, Photoshop).

  • Certificação em Microsoft Excel e PowerPoint.

Cases de Sucesso

Já realizamos vários Ciclos com grandes resultados aqui no Brasil, o que nos motiva a expandir nosso projeto.

Por onde começar

Temos consultores prontos para orientar como trazer estes benefícios aos seus alunos, Educadores e Marcado de Trabalho.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Alvaro Venegas

Alvaro Venegas

Fundador do Grupo ENG.

Engenheiro pela USP-Poli e Economista pela FEA - USP.

Possui diversas certificações técnicas e comerciais pela Adobe, Microsoft, entre outros.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design