Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: Formatação Condicional com DAX

Jennifer Sicherolli • 05 out 2022 • Microsoft Power BI

Power BI: Formatação Condicional com DAX

Em algumas situações nos deparamos com a necessidade de uma análise mais aprofundada, intuitiva e descritiva dos dados e para essas mediações existe o Power BI, uma ferramenta recheada de recursos que facilitam o dia a dia dos seus usuários, dentre estas ferramentas há a formatação condicional trabalhada com o DAX.

  • O que é Formatação Condicional, DAX e como eles operam juntos?

A Formatação Condicional é a especificação de cores de certos dados, facilitando a visualização e interatividade do usuário, com ela é possível evidenciar por exemplo quais estados obtiveram maior e menor lucro, além de distinguir aqueles que ficaram na média. Como demostra a imagem abaixo:

 

Na imagem observamos que os estados da Bahia e Pernambuco pintados de vinho foram os que alcançaram o maior número de vendas, enquanto São Paulo e Ceará com a cor bege atingiram o menor valor, estando Rio de Janeiro na média das vendas, pintado de amarelo.

 

Data Analysis Expressions, popularmente conhecido como DAX, é uma linguagem voltada para análise de dados, com ela é possível criar fórmulas, expressões, calcular e ter essas informações retornadas em um ou mais valores.

Juntando essas duas ferramentas do Power BI, conseguimos criar a especificidade abordada anteriormente com fórmulas ou melhor códigos, para isso é necessário criar uma condição, assim o Power BI entende o que é preciso ser feito, como demostrado nos passos a seguir:

 

  1. Em página inicial, na parte de cálculos criaremos uma medida e para criar essa medida usaremos a seguinte base de dados: Arquivo do Artigo.

 

  1. Adicionar a medida Soma da Venda = SUM(Vendas[Valor da Venda]), essa medida tem por finalidade dizer ao Power BI para somar todas as vendas.

 

  1. Com a medida de Soma da Venda pronta, criaremos a de Valor por Estado com as condições IF.

Valor por Estado = IF ([Soma da Venda] < 10000; "#F0A787";

                          IF([Soma da Venda] < 20000; "#E1C233";

                                  IF([Soma da Venda] > 30000; "#6B2328")))

Na primeira condição é especificado que se a Soma da Venda for menor que 10000, ele deverá obedecer a aquela cor, as outras seguem a mesma linha de raciocínio.

 

  1. Para visualizar essas medidas usaremos o gráfico de colunas empilhadas, com os campos Estado e Valor da Venda selecionados.

  

 

  1. Em seguida clicaremos na Formatação Condicional (fx), dentro de estilo do formato optaremos pelo Valor do campo (usado quando se tem uma medida com base) e por fim selecionaremos nossa medida Valor por Estado,

 

Deixando nosso gráfico assim:

 

Existe uma certa diferença entre analisar os dados apenas com a Formatação Condicional pura para a Formatação Condicional com DAX, esta disparidade é no estudo de um ou mais parâmetros.

O gráfico criado acima está com algumas estilizações de visualizações definidas por mim e consequentemente seu gráfico pode não ficar igual ao do exemplo, mas você aprender sobre essas estilizações e muito mais em nossos Minicursos Gratuitos de Power BI.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Jennifer Sicherolli

Jennifer Sicherolli

Desenvolvedora Java FullStack pela Generation Brasil, graduanda em Ciências da Computação na Anhembi Morumbi, ama tudo que envolva tecnologia e cultura.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design