A complexidade dos projetos atuais encontra-se apoiada por programas de desenho e projeto, como o Autodesk AutoCAD e o Autodesk Revit, que facilitam a representação e permitem alto nível de detalhamento.
Alguns aspectos devem ser levados em consideração quando da elaboração do projeto, no que refere à representação gráficas e dados associados.
- Padronização em itens de projeto – linhas, cores, camadas
- Organização de arquivos e backup – nomenclatura, periodicidade
- Apresentação final – layout da folha de projeto, texto e quadros
- Comunicação entre membros da equipe – participação na elaboração de partes específicas (cálculos estruturais, por. ex) revisões, validações
- Especificações - indicação em projeto e memorial descritivo de cada material e acabamento a ser empregado com dimensões, cores, aparência e aplicação especificados
- Quantitativos - número de peças de cada tipo e tamanho
- Orçamento - valores por item de projeto e totais
O projeto apoiado por ferramentas digitais é uma realidade e os profissionais buscam capacitar-se e desenvolver métodos para o emprego destas em seu ambiente de projeto. Implantar uma tecnologia CAD num escritório ou empresa requer análise do fluxo de trabalho e dados a serem agregados ao projeto de forma a produzir desenhos que comuniquem de forma eficiente o que se deseja executar.
O AutoCAD tem sido o software padrão há décadas por diferentes razões, a saber – interface amigável, fácil aprendizagem, formato de arquivo intercambiável, recursos completos de desenho, edição, anotação e visualização entre outros.
Características
- Baseado em Windows, Mac a mais recentemente com a versão Mobile que requer apenas o browser e licença, traz recursos para projeto e documentação nas mais diferentes áreas de aplicação como Arquitetura e Interiores, Mecânica, Instalações, Estruturas, Design de produto, Layout industrial entre outras.
- A versão Mobile reforça o caráter colaborativo do projeto em AutoCAD permitindo acesso e edição de desenhos de onde se estiver.
- Para aumento de produtividade e ganhos em qualidade de entregáveis além de facilitar sua operação, é importante adotar processos que a otimizem reduzindo tempo de execução, erros e apresentação ruim de projetos.
Métodos
- Métodos de desenho devem estar adequados ao tipo de projeto que se vai executar possibilitando melhores resultados.
- Para layouts, planos de fabricação de produtos e plantas de arquitetônicas, de projeto estrutural e esquemas elétricos por exemplo, cabe realizar desenhos 2D que informarão com exatidão formas, posicionamentos e medidas de elementos a fim de viabilizar sua execução.
- Elementos como blocos – agrupamentos armazenados com nome e informações como ponto de inserção – agilizam o processo uma vez que reduzem a repetição de trabalho.
2D e 3D
- Desenhos 2D podem servir de base para desenhos 3D uma vez que fornecem as informações geométricas básicas para iniciá-los.
- Geometrias complexas podem ser criadas a partir de linhas e polilinhas ou diretamente com superfícies ou sólidos.
- Sólidos combinados em operações boleanas (adição, subtração e intersecção) resultam em formas múltiplas do tipo tubos interconectados, elementos fechados de secção variável entre outros.
- O produto final, que se define por um modelo 3D com materiais aplicados e elementos de cena como iluminação, é finalizado com o render
A versão 2022
- Traçar - Revise e adicione comentários com segurança e diretamente a um arquivo DWG sem alterar o desenho existente.
- Contar - Automatize a contagem de blocos ou geometria com o comando CONTAGEM.
- Compartilhar - Envie uma cópia controlada do seu desenho para que seus colegas e colegas de equipe acessem onde quer que estejam.
- Janelas Flutuantes – Separe as janelas de desenho para exibi-las lado a lado ou em múltiplos monitores, na mesma instância do AutoCAD.
- Envia para o AutoDesk Docs - Envie suas folhas de desenho CAD como PDFs para o Autodesk Docs do AutoCAD.
- Aprimoramento de Desempenho - Obtenha desempenho mais rápido, inclusive na plotagem e em gráficos 3D.
Processos
- Padronização é a palavra-chave para que se obtenha excelentes resultados no uso do programa
- Arquivos modelo (templates) que contenham todos os padrões de estilos de cotagem, texto e outros , biblioteca de blocos típicos, folha de projeto, configuração de unidades de medida, criação de camadas com tipo de linha, cor e espessuras de linha são essenciais para o início de um projeto com parâmetros pré-definidos.
- Arquivos de referência agilizam o trabalho pois trazem informações de projetos de mesmas características técnicas, além de interações simultâneas em arquivos por usuários diferentes.
- Processos de projeto colaborativos utilizando vistas compartilhadas para publicar e receber comentários e comparando desenhos com importação e exportação de objetos entre desenhos comparados
- Armazenamento em nuvem
- Uso de aplicativos para geração de quantitativos e layouts automáticos entre vários outros
Projetos mais completos para construções viáveis são o resultado do emprego desta tecnologia, o que envolve também treinamento especializado e suporte pré e pós-implantação.