Blog Tecnológico

Metodologia eficaz de detecção de plágio

Patrick Gainher • 13 ago 2020

Metodologia eficaz de detecção de plágio

Há três maneiras de se obter resultados de documentos através do sistema Urkund. Todos os três métodos estão integrados com o sistema online, com o método através do LMS sendo considerado o mais complicado pelo método de instalação, por ser um plugin.

Vamos analisar com detalhe cada um destes métodos.

 

Método 1 - Envio direto pelo site

 

 

No caso do método 1, é embutida a um funcionário de uma empresa o acesso ao dashboard para controlar acessos e verificar as análises feitas anteriormente, além de poder ver a versão completa das análises do Urkund.

Para fazer o envio, o usuário deve ir até o canto superior e selecionar a opção “Enviar Documentos”.

 

 

 

Em seguida, o usuário verá a tela e lá será pedido para ele preencher os seguintes detalhes: 

 

 

- Endereço Relatório: O endereço que fará a análise. É possível escolher pelo menu acima o endereço que está sendo utilizado no momento, tornando este campo opcional;
- Assunto: O título da mensagem;
- Mensagem: Alguma mensagem para o envio dos documentos. É aqui que o usuário pode colocar algo como o título do relatório;
- Documentos: É aqui que o usuário deverá inserir o(s) documento(s) para análise. 

 

 

Em seguida, o documento estará em análise, e o resultado costuma sair depois de 5 minutos, aproximadamente. Ao término, o usuário do e-mail associado à análise receberá uma notificação avisando que foi recebido o upload, e a porcentagem de similaridade do documento em questão. Para explicar melhor: o endereço de análise é patrick.engdtp@analysis.urkund.com, e o endereço em que o usuário recebe informações é o patrick@eng.com.br

 

 

Método 2 - Envio para o e-mail de análise

 

 

 

No caso do método 2, a pessoa interessada em fazer a análise, mas que não tem acesso ao painel de controle do Urkund, deve mandar um e-mail para o endereço de análise, colocando o assunto, o anexo e também os outros detalhes.

Depois de 5 minutos, o endereço de e-mail associado ao endereço Urkund receberá uma mensagem em que a análise foi pronta, e poderá acessar ao painel do Urkund para ver o resultado, e mandar o arquivo PDF para a pessoa que pediu para a análise ser feita.

 

Método 3 - Envio por um sistema LMS

 

 

 

Por final, o método de envio por um Learning Management System, ou seja, Sistema de Gerenciamento de Aprendizado. Este é o método utilizado por instituições de ensino, diretamente onde os professores criam tarefas, e os alunos inserem seus trabalhos. À partir daí, em 5 minutos, as análises terão sido feitas, e o professor pode mostrar o resultado aos alunos.

Aqui também é necessário ter um endereço de e-mail de análise urkund, que nem o patrick.engdtp@analysis.urkund.com, para este mesmo endereço poder se conectar ao sistema do Urkund.

O processo de instalação do plugin Urkund depende muito de qual é a marca do LMS, além de possuir guias disponíveis pela internet de como é feita a instalação.

Ao completar todas as etapas descritas no processo de instalação, o professor deverá fazer um trabalho (assignment) teste, onde ele pede que alunos insiram documentos para serem enviados para a análise no Urkund.

Ao inserirem os documentos, os professores obterão os resultados após 5 minutos, onde ele obterá o link direto para o resultado da análise. Caso a instituição queira permitir que alunos possam ver a análise também, é possível configurar esta opção pelo menu.

Gostou deste conteúdo?






Para nos enviar comentário, acesse.

 

Patrick Gainher

Patrick Gainher

Patrick Gainher é consultor de Linguagem Swift, Google for Education e LG na ENG DTP e Multimídia. Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Paulista-SP.

Prvacidade e Proteção de Dados | ENG DTP & Multimídia

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS