Blog Tecnológico

O Trinômio da Educação atual: Aprendizagem, Prática e Certificação

Patrick Gainher • 08 mai 2020

O Trinômio da Educação atual: Aprendizagem, Prática e Certificação

A educação é um pilar fundamental para a construção de um cidadão em uma sociedade. É ela que fará com que ele aprenda sobre assuntos acadêmicos, mas também, será lá que o mesmo entenderá o seu dever civíl na sociedade e quais suas obrigações, suas tarefas e também suas responsabilidades perante ao restante da população, de acordo com sua escolha de carreira e as responsabilidades que vêm com a mesma. Pensando nisso, nós da ENG DTP decidimos apresentar três dos componentes cruciais que devem compor o setor educativo. São eles:

  • Aprendizagem;
  • Prática;
  • Certificação;

Veremos um por um.

A Aprendizagem

 

Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. Este processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes teorias de aprendizagem. Aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes em humanos e animais e também pode ser aplicada a sistemas artificiais.

Aprendizagem humana está relacionada à educação e desenvolvimento pessoal. Deve ser devidamente orientada e é favorecida quando o indivíduo está motivado. O estudo da aprendizagem utiliza os conhecimentos e teorias da neuropsicologia, psicologia, educação e pedagogia.

Sua importância é: Instaurar o conhecimento contínuo aos alunos, e assim fazer com que eles entendam os conceitos teóricos principais das matérias que aprendem durante sua vida letiva, levando assim, à busca do conhecimento.

 

A Prática

Prática é a realização de uma teoria concreta. Uma teoria só é considerada como tal se for provada pela prática, ou seja, não existe teoria sem prática. Einsten, quando formulou a teoria da relatividade, já tinha provado matematicamente esta teoria.

Não se pode confundir teoria com hipótese. Esta é uma suposição antes do teste prático e formulação final da teoria. Teoria também não é antítese, ou seja, a afirmação da tese pela sua negação. Por exemplo: "o céu é azul" (tese) e "o céu não é vermelho, ou verde, ou roxo" (antítese).

Diz-se que, ao realizar um feito temos que aplicar a teoria na prática. Por serem duas dimensões de um mesmo fenômeno e que frequentemente geram controvérsia entre o que é dito e o que é feito, é comumente dito que "na prática a teoria é outra".

Sua importância é: Instaurar no aluno métodos de como chegar às conclusões apresentadas durante o conhecimento teórico, e assim chegar aos tais resultados esperados, podendo chegar ao conhecimento prático com suas próprias teses.

 

A Certificação

Certificação é a declaração formal de comprovação emitida por quem tenha credibilidade ou autoridade legal/moral. Ela deve ser formal, isto é, deve ser feita seguindo um ritual e ser corporificada em um documento. A certificação deve declarar ou dar a entender, explicitamente, que determinada coisa, status ou evento é verdadeiro. Deve também ser emitida por alguém, ou alguma instituição, que tenha fé pública, isto é, que tenha credibilidade perante a sociedade. Essa credibilidade pode ser instituída por lei ou decorrente de aceitação social.

O certificado é o documento que corporifica a certificação, sendo emitido por uma empresa responsável ou autorizada a emitir tal documento.

Sua importância é: Comprovar que o aluno possui os conhecimentos e a prática necessárias para poder realizar uma determinada função, ou, poder se tornar competente o suficiente para realizar tais funções de acordo com os padrões de demanda do mercado.

 

Onde entramos nisso?

A ENG DTP tem o prazer de trabalhar com várias empresas importantes do mercado, além de oferecer todos os três pilares do trinômio para aqueles que buscam a Aprendizagem, a Prática e a Certificação para terem um diferencial no mercado. Dois exemplos envolvem a empresa Pearson e sua subseção Pearson Vue, onde oferecemos exames de certificação das principais empresas importantes do mercado de TI:

  • Adobe (ACA e ACU);
  • Apple (Linguagem de programação Swift);
  • Autodesk (ACP);
  • CorelDRAW;
  • Microsoft (MOS, MTA e MCE);
  • Unity;

Nós sabemos que o processo da educação necessita de todos estes três componentes, por isso, oferecemos todos eles para quem precisa.

Gostou deste conteúdo?






Para nos enviar comentário, acesse.

 

Patrick Gainher

Patrick Gainher

Patrick Gainher é consultor de Linguagem Swift, Google for Education e LG na ENG DTP e Multimídia. Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Paulista-SP.

Prvacidade e Proteção de Dados | ENG DTP & Multimídia

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS