Flavia Mazzaferro • 01 nov 2019 • URKUND
Neste artigo, você entenderá melhor algumas maneiras que alunos possam vir a enganar os sistemas anti plágio.
No artigo passado, discutimos as consequências que acarretam do plágio de uma obra alheia. Neste artigo, iremos expandir sobre as maneiras que pessoas possam querer burlar o sistema.
As trapaças dos alunos no ambiente acadêmico sempre existiram, e infelizmente sempre existirão. As formas dos alunos enganarem os professores, porém, têm se tornado cada vez mais sofisticadas com a ajuda da tecnologia ? a “cola” evoluiu de um simples papel para uso de smartphones com troca de mensagens e fotos e até dispositivos mais sofisticados, como óculos bluetooth e fones de ouvido minúsculos para comunicação.
Considerando a trapaça em provas, podemos também remeter as trapaças em ambientes de trabalhos e estudos acadêmicos, que acontecem tanto quanto em questão de frequência. É impossível, com as fartas bibliotecas escolares presentes hoje em dia, poder reter toda a informação acadêmica para avaliar quando um aluno comete ou não a trapaça do plágio em seu trabalho.
Os softwares responsáveis por detectar o plágio em trabalhos acadêmicos costumam detectar os seguintes tipos de trapaça, de forma mais frequente:
Mudança de lugar das palavras em uma frase: Colocando no final de uma frase palavras que estavam no início;
Substituição das palavras do texto original por sinônimos: Para o professor é difícil detectar semelhanças inclusive comparando com o texto original, algo que demoraria um bom tempo com análise manual;
Uso de caracteres de outros alfabetos: Consideramos, por exemplo, o “a” em latim e o “a” em cirílico. Os dois parecem muito um com o outro visualmente, mas possuem significados diferentes, assim achando uma forma de burlar a detecção;
Introdução de caracteres entre as palavras e aplicação da cor branca na fonte deles: Para o olho humano, caracteres em cor do papel (99.8% das vezes em branco, não considerando papel reciclado) são invisíveis e impossíveis de serem visualizados na tela do computador, sendo um método específico para aqueles alunos que querem cometer o ato;
Apesar de todas as dificuldades aqui apresentadas, há diversos softwares disponíveis para realizar o trabalho de detecção contra tais atos, e muito mais. Alguns destes softwares são especializados para a tarefa de detectar o plágio ou até mesmo ver formas que o aluno possa ter burlado o sistema. Apresentaremos um destes softwares no próximo artigo!