Flavia Mazzaferro • 18 set 2019 • URKUND
No artigo passado, discutimos o que constitui uma obra como sendo considerado plágio, e precisamos entender que suas consequências são um ataque direto à integridade de uma instituição que se considere como sendo de respeito e tradição, além de ferir a experiência acadêmica do aluno. Neste artigo, iremos explorar o tópico sob uma outra ótica: o que não é considerado plágio.
Devemos deixar claro que não é considerado plágio o ato de descrever com suas palavras algo como um trecho de um livro acadêmico, contanto que seja citado a referência ? já que essa é a forma correta de agir durante a redação de um trabalho. Pense nisso como sendo um ato de citar uma fonte específica de onde você estará trabalhando como sendo a base de sua argumentação para um trabalho em específico, sendo original em sua descrição, mas também não copiando palavra por palavra.
Além disso, descrever com suas palavras o trecho do livro citando as referências, podendo conter um ou mais autores que trazem a mesma ideia, não é considerado plágio. Isso pois, novamente, estamos sendo originais com a elaboração do texto. Vale à pena lembrar que para este caso em particular, os autores devem ser citados em conjunto no início do parágrafo, ou no final do parágrafo para deixar claro sobre sua posição.
Uma das maneiras de evitar o plágio é com a citação da fonte. Porém, quando falamos de trabalhos acadêmicos, informativos, pesquisas, artigos e diversos conteúdos educacionais (com grande volume), faz-se necessário contar com auxílio de ferramentas profissionais, com tecnologia avançada, para identificar de forma rápida e corretamente o conteúdo, garantindo a qualidade do ensino.
A ENG oferece esta solução de forma rápida, fácil e integrada com as plataformas e-learning mais utilizadas pelas escolas e universidades como Canvas, Blackboard, Moodle entre outros!
Saiba mais em nossa página: eng.com.br/urkund
Em nosso próximo artigo apresentaremos o porquê do plágio ser uma ameaça, analisando mais à fundo como alunos, professores e instituições podem sofrer penalidades por isso.