Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Ética na Educação e Pesquisa - Combate ao Plágio

Flavia Mazzaferro • 18 set 2019 • URKUND

Ética na Educação e Pesquisa - Combate ao Plágio

No artigo passado, discutimos o que constitui uma obra como sendo considerado plágio, e precisamos entender que suas consequências são um ataque direto à integridade de uma instituição que se considere como sendo de respeito e tradição, além de ferir a experiência acadêmica do aluno. Neste artigo, iremos explorar o tópico sob uma outra ótica: o que não é considerado plágio.

O que não seria considerado como sendo um plágio?

Sistema Antiplágio


Devemos deixar claro que não é considerado plágio o ato de descrever com suas palavras algo como um trecho de um livro acadêmico, contanto que seja citado a referência ? já que essa é a forma correta de agir durante a redação de um trabalho. Pense nisso como sendo um ato de citar uma fonte específica de onde você estará trabalhando como sendo a base de sua argumentação para um trabalho em específico, sendo original em sua descrição, mas também não copiando palavra por palavra.

Além disso, descrever com suas palavras o trecho do livro citando as referências, podendo conter um ou mais autores que trazem a mesma ideia, não é considerado plágio. Isso pois, novamente, estamos sendo originais com a elaboração do texto. Vale à pena lembrar que para este caso em particular, os autores devem ser citados em conjunto no início do parágrafo, ou no final do parágrafo para deixar claro sobre sua posição.

Como evitar?

Sistema Antiplágio

Uma das maneiras de evitar o plágio é com a citação da fonte. Porém, quando falamos de trabalhos acadêmicos, informativos, pesquisas, artigos e diversos conteúdos educacionais (com grande volume), faz-se necessário contar com auxílio de ferramentas profissionais, com tecnologia avançada, para identificar de forma rápida e corretamente o conteúdo, garantindo a qualidade do ensino.

A ENG oferece esta solução de forma rápida, fácil e integrada com as plataformas e-learning mais utilizadas pelas escolas e universidades como Canvas, Blackboard, Moodle entre outros!

Saiba mais em nossa página: eng.com.br/urkund

Em nosso próximo artigo apresentaremos o porquê do plágio ser uma ameaça, analisando mais à fundo como alunos, professores e instituições podem sofrer penalidades por isso.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Flavia Mazzaferro

Flavia Mazzaferro

Professora especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação que acredita verdadeiramente que a tecnologia pode transformar a maneira de aprender e ensinar.

É instrutora e consultora das tecnologias Google, Urkund e Adobe, atuando na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design