Habilidade de ler, gerenciar, analisar e argumentar com dados.
Data Literacy (letramento de dados, literacia de dados, alfabetização em dados) pode ser definida como “a capacidade de compreender e usar os dados efetivamente e informar as decisões” (Mandinach e Gummer (2013, p.30). A literacia em dados será decisivo para organizações data driven, aquelas que orientam suas decisões com base em dados.
O objetivo desse treinamento envolve de forma imersiva passar pelas etapas da literacia em dados:
• Desenvolvimento dos participantes nos soft skills relacionados aos temas análise de dados, visão estratégica, pensamento analítico e tomada de decisão.
• Orientar sobre conceitos e práticas aos participantes sobre alfabetização em dados.
• Orientar os participantes como identificar seu grau de alfabetização em dados e replicar para equipes internas.
• Instrumentalizar os participantes para replicarem os processos com suas respectivas equipes.
O treinamento interessa a profissionais de diversas áreas que lidam com análise e interpretação de dados, como: Administração, Finanças, Auditoria, Recursos Humanos, orçamento, projetos e outras.
O conhecimento em letramento de dados é crucial, pois permite que indivíduos e organizações interpretem e utilizem informações de maneira eficaz para tomar decisões informadas, otimizar processos e resolver problemas complexos. Essa habilidade é fundamental para analisar tendências, identificar oportunidades e comunicar insights de forma clara, impactando diretamente a eficiência e a competitividade no mercado atual.
Conhecimento em planilha , editor texto e apresentações.
Planilha, edição de texto e apresentações.
Aulas expositivas com atividades práticas e indicações de referências.
Investimento: Sob Consulta
São Paulo: (11) 3816-3000
Curitiba: (41) 3287-3000
Brasilia: (61) 3224-3000
Rio de Janeiro: (21) 2543-8704
Espírito Santo: (27) 9 9949-2901
contato@eng.com.br
PARA PRESENCIAL: SELECIONE A UNIDADE ONDE PRETENDE REALIZAR O CURSO
Período | Início | Conclusão | Investimento |
---|
Unidade | Período | Início | Conclusão | Investimento |
---|
Unidade | Período | Início | Conclusão | Investimento |
---|
Módulo I – Fazer as Perguntas certas e compreender quais dados são uteis
Definindo Objetivos estratégicos
Exercício: identificando público-alvo, objetivos e perguntas chave.
Tomada de decisão
Indicadores de desempenho
Dialogando sobre os dados: quais dados são úteis
Compreendendo o caminho dos dados
Exercício: mapa mental para elaborar perguntas certas e dados úteis
Módulo II – Interpretar dados, testar e analisar hipóteses
Análise de dados
Exercício: análise de dados
Algoritmos
Inteligência artificial
Aprendizado de máquina
Exercício: utilizando ferramentas de IA
Testes e hipóteses
Exercício: praticando teste e hipóteses
Módulo III – Visualizações de dados e contar a história dos dados
Compreendendo os tipos de Visualizações de dados e suas aplicações
Exercício: desenvolvendo visualizações de dados
Erros e acertos no desenvolvimento de visualizações de dados
Contando a história dos dados com insights e indicando ações
Aplicando as técnicas de data storytelling em apresentações com dados
Exercício: desenvolvendo uma tela de apresentação para comunicar dados
Faça contato conosco, e receba mais informações: