body { background-color: white; }
Amauri Bekesius • 22 set 2025 • Microsoft Excel
Neste último final de semana (sábado – 20 de setembro de 2025) fui surpreendido com uma solicitação de ajuda em uma planilha que demostrava talvez duas situações ou a coluna onde havia informações de datas estava no modo texto ou em outra localidade com por exemplo inglês (Estados Unidos). E essa solicitação foi no sentido de realizar a conversão para data em português (Brasil), ou seja, ”DD/MM/AAAA”.
Em Excel 365, existem diversas possibilidades desde a mais complexa a mais simples. E um detalhe superimportante que muitas pessoas “erram” imaginando que fizeram a transformação da data, mas na verdade não foram bem-sucedidas simplesmente alterando a formatação. O Excel 365 apenas colocou uma “máscara”, mas na sua essência a célula continua com a informação original ou até mesmo sem alteração nenhuma.
Como havia dito, a data em sua origem continua a mesma. Uma outra possibilidade é criar 3 novas colunas e separar a data uma para cada coluna nova com as funções: Ano() – Mês() – Dia() e depois utilizando outra função Data() para realizar o agrupamento dessas funções e consequentemente a converção. Nesta possibilidade temos uma eficácia mas não uma eficiência. Como assim?
Caso tenha uma planilha com diversas colunas com as datas na mesma situação, o tempo a ser gasto para realizar essa conversão poderá ser muito grande. A dica mais apropriada na minha visão claro é a seguir:
Passo1:
Dirija-se a coluna onde a “suposta data” esteja por exemplo em outra localidade e selecione toda a coluna. Em nosso exemplo a data está em inglês (Estados Unidos) neste formato “MM/DD/YYYY”.
Agora, na aba Dados vá até a divisão ou grupo Ferramentas de Dados e selecione o ícone Texto para Colunas:
Passo 2:
Isso mesmo, iremos transformar a coluna selecionada acima para uma data “invertida”. Em 3 etapas mostrarei a facilidade desta conversão, conforme:
Nesta primeira etapa não faremos nenhuma modificação, pois apenas uma única coluna foi selecionada, passamos para a etapa 2 pressionando o botão avançar que se encontra no rodapé da janela:
Aqui, deixe marcado apenas o item Tabulação e indo para a terceira e última etapa pressionando o botão avançar que se encontra no rodapé da janela:
O ponto alto desta terceira e última etapa está no formato que deverá ser Data e ao lado escolher MDA, ou seja, Mês – Dia – Ano que é a origem da localidade. Pressionando o botão Concluir que se encontra no rodapé da janela temos:
Prontinho, temos neste instante nossa data convertida inclusive na sua origem. Uma maneira rápida de chegarmos à solução desejada.
Conclusão:
Nada impede de desenvolver as soluções onde cada pessoa faça suas planilhas conforme seus conhecimentos. O artigo em questão é para mostrar que podemos automatizar de outra forma com os mesmos resultados e de maneira mais simples.
Com esses exemplos e versatilidade espero que consigam utilizar esse dinamismo onde em uma única “tacada” tenho a possibilidade de obter diversos resultados instantaneamente.
Enfim, mais uma vez, cada situação uma situação. Esses artigos são para vocês lerem e analisarem a necessidade de utilização. São exemplos simples que uso para demonstrar a “facilidade” desse e de diversos outros recursos do nosso Excel 365.