body { background-color: white; }
Alvaro Venegas • 01 ago 2025 • Adobe Education Curriculum
Estudante brasileiro conquista ouro no Campeonato Mundial dos Alunos Criativos com Tecnologias Adobe 2025
Thiago Mello, estudante de design do SENAC Sorocaba, foi o grande vencedor do evento; o outro brasileiro, Lucas Maia, ficou na quarta colocação.
O Brasil é o grande vencedor da edição 2025 do Adobe Certified Professional World Championship – o Campeonato Mundial dos Alunos Certificados com Tecnologias Adobe, evento promovido pela Adobe, e que ocorreu entre 27 e 30 de julho em Orlando, Flórida (EUA).
Criado há 16 anos para estimular a criatividade de estudantes de design, ilustração, publicidade, fotografia e artes, o Campeonato Mundial tem como objetivo premiar os novos profissionais que se utilizam de técnicas possibilitadas pelas ferramentas Adobe, e engloba mais de 90 países.
Thiago Mello, estudante do curso Técnico em Computação Gráfica do SENAC Sorocaba, já havia sido o vencedor da etapa brasileira da competição, na ocasião em que assegurou a vaga para a final nos Estados Unidos. Pela medalha de ouro, levou para casa um cheque de US$ 8,000.00.
Mello, que é aluno do Programa Senac de Gratuidade (PSG), explica que: “A participação no evento foi um grande desafio que testou todas as minhas habilidades. Além disso, é uma oportunidade de inspirar outras pessoas. De demonstrar que é possível sonhar e realizar”. Já Lucas Maia, estudante do Cesupa de Belém (Pará) o outro representante brasileiro no mundial, ficou com a quarta colocação.
Participação Brasileira
Segundo Ty Kenworthy, diretor de desenvolvimento de negócios da Adobe e mestre de cerimonias do evento, “a edição deste ano do Campeonato Mundial foi incrível, uma vez que o nível da competição era altíssimo. Os brasileiros comprovaram a força demonstrada nos últimos anos, conquistando não só a medalha de ouro como o quarto lugar”.
A Adobe considera a participação de estudantes Criativos do Brasil como estratégica, e segundo Rodrigo Arndt, executivo da Adobe Brasil, “quanto maior a abrangência territorial, melhor para os planos da Adobe. Neste ano, solicitamos ao Álvaro Venegas, diretor da ENG, que convidasse Instituições de Ensino da região norte do Brasil”, explica.
Desde 2021, o Brasil participa com duas vagas para a final. O país já havia conquistado as medalhas de prata em 2021 e 2022, e o bronze em 2023, demonstrando a força criativa do aluno brasileiro.
Em 2024, a Seletiva Adobe Brasil, braço brasileiro da competição, e que conta com parceria da Adobe Brasil e a ENG DTP & Multimídia, teve mais de 150 inscrições vindas de vários estados brasileiros. Já a edição deste ano da contou com a participação de 189 estudantes vindos de 126 Instituições de ensino credenciadas, um novo recorde para o evento, e incluiu Instituições Ensino da região Norte do país, pela primeira vez. O quarto lugar no Mundial foi conquistado pelo estudante Lucas Maia, do CESUPA, de Belém do Pará.
O corpo jurado da Seletiva Adobe Brasil, composto por professores de renomadas universidades, atuou com precisão e rigor, garantindo a seleção dos mais bem preparados, tecnicamente e criativamente, no cumprimento e observação das regras.
Seletiva 2026
O credenciamento de Instituições de Ensino para a participação de seus alunos na Seletiva Adobe Brasil 2026 já começou. No próximo dia 6 de agosto a ENG promove um Webinar para tirar dúvidas sobre o Credenciamento de Instituições de Ensino para Certificações Profissionais.
Serviço:
Webinar Credenciamento de Instituições de Ensino para Certificações Profissionais
Data: Quinzenalmente
Inscrições: www.eng.com.br/cert
Sobre a ENG:
A ENG DTP & Multimídia Ltda. é uma empresa pertencente ao Grupo ENG, integrado também pela empresa ENG Com Comp Ltda. Fundado há mais de 40 anos, o foco de atuação do Grupo é a transferência de tecnologias. Para isso, possui parcerias com grandes empresas do setor tecnológico como a Adobe, Autodesk, Corel, Microsoft, Faronics, Matterport, entre outras. www.eng.com.br
Sobre a Adobe:
Gigante do Vale do Silício, a Adobe é uma empresa líder nas tecnologias de Design e Multimídia, além de ferramentas de produtividade. Recentemente incorporou recursos de Inteligência Artificial, que combinada com talentos criativos, cria novas possibilidades de comunicação e design. Está presente em 40 países, e tem seus aplicativos para computadores, smartphones e navegadores, em Português, também.