body { background-color: white; }
Amauri Bekesius • 02 jul 2025 • Microsoft Power BI
Entre diversas possibilidades já conhecidas, iremos desenvolver um gráfico de muitos outros também já apresentados, por exemplo de uma base de vendas e outra de produtos (ambas relacionadas) poderia criar 3 (três) gráficos, sendo um para a Marca do produto, o segundo gráfico para Categoria do produto e um terceiro gráfico apenas com os respectivos Produtos (descrição propriamente dita), ou seja, como foi citado acima, 3 gráficos com informações distintas.
Mas para esse artigo, será colocado todos esses três itens em apenas um único gráfico e através de uma segmentação de dados (filtros) o gráfico se tornar dinâmico toda vez que filtrar por esses itens (Marca – Categoria – Produto).
Portanto, vamos a algumas imagens deste exemplo. Aqui as duas bases relacionadas onde a cardinalidade refere-se a 1 Produto poder ter muitas Vendas portanto 1:* (um para muitos).
Nesta segunda imagem, 3 gráficos, um para cada item, ou seja, um gráfico por Marca, o segundo por Categoria e o terceiro por descrição do Produto.
A ideia é “fundir” todos estes itens em apenas um único gráfico conforme:
Porém, para visualizar cada item, necessitaria de utilizar as setas Drill UP e/ou Drill Down e as setas de níveis hierárquicos conforme:
Desta forma, consigo visualizar cada item sem maiores problemas, mas para nosso relatório ficar mais “atraente”, iremos colocar os filtros de segmentação de dados facilitando inclusive a navegabilidade.
Passo 1:
Estando na aba Modelagem, iremos utilizar o ícone Novo parâmetro escolhendo o item Campos.
Após clicar no item Campos uma janela abrirá onde selecionaremos os itens acima citados da base Produtos conforme:
Alguns detalhes:
Passo 2:
Ao clicar no botão Criar, percebam duas coisas:
1ª – A segmentação criada;
2ª - Na aba Dados o parâmetro criado.
Na realidade, este parâmetro é uma tabela calculada com os respectivos códigos em DAX conforme:
Porém, não iremos entrar em detalhes e sim fazer nossa segmentação filtrar cada item tornando assim, nosso gráfico dinâmico.
Passo 3:
Finalizando, basta selecionar nosso gráfico e tirar todos os itens do Eixo Y substituindo pelo nosso parâmetro.
Prontinho, para cada item selecionado na segmentação de dados, o gráfico mostra exatamente o que selecionamos tornando-o dinâmico (tudo isso no mesmo gráfico).
Conclusão:
Esses recursos são sensacionais e seus efeitos sempre impactantes. A ideia é trazer novas formas de visuais e/ou recursos. Esses são apenas exemplos que podemos realizar de uma forma bem simples, mas cada analista deverá utilizar de seus conhecimentos para verificar a real necessidade dessas soluções. O que desejo a vocês são inspirações.