body { background-color: white; }
Nilson Soares • 20 jun 2025 • Faronics
Ransomware se tornou uma das ameaças cibernéticas mais impactantes da década. Segundo a Sophos, o custo médio de recuperação para uma organização em 2024 atingiu US$2,73 milhões, excluindo o valor pago de resgate, um aumento de quase US?$1?milhão em relação a 2023.
Ambientes de uso coletivo — como laboratórios, salas de suporte e áreas de autoatendimento — são especialmente expostos, pela variedade de usuários e menor controle sobre as estações.
Ambientes corporativos e educacionais que incluem estações de uso coletivo são alvos privilegiados. A falta de controle sobre pendrives, instalações de software e visitantes ocasionais aumenta a probabilidade de infecção e propagação interna da ameaça.
Por exemplo, o setor educacional sofreu 116 ataques confirmados de ransomware em 2024, contra 188 em 2023.
O tempo médio de recuperação após um ataque varia, mas em 2023 esse número foi estimado em 24 dias de inatividade.
Na educação, os custos de recuperação chegaram a US?$3,76 milhões para ensino básico e US$3,76 milhões para ensino básico em 2024.
Só na Inglaterra, mais de um terço das escolas sofreu ataque, com resgates médios de £5,1 milhões.
A proteção baseada em “estado imutável” garante que, a cada reinicialização, o sistema volte automaticamente ao estado original — eliminando alterações maliciosas sem ações manuais.
Essa abordagem se mostra eficaz para ambientes de uso coletivo, pois assegura recuperação imediata de estações comprometidas.
Para aprofundar ainda mais no tema de proteção contra ransomware em ambientes corporativos e compartilhados, convidamos você para o nosso webinar quinzenal exclusivo para gestores de TI e equipe técnica.
Neste evento, abordaremos práticas avançadas de segurança, demonstrações de soluções eficazes e responderemos suas dúvidas ao vivo.
Inscreva-se agora: www.eng.com.br/fs
Garanta sua vaga e eleve a segurança do seu ambiente ao próximo nível!