Jennifer Sicherolli • 13 out 2022 • Microsoft Power BI
O DAX traz diversos operadores lógicos, como por exemplo: AND, IF, FALSE, TRUE, NOT, OU, SWITCH, entretanto o IF será a função que aprofundaremos hoje. Como já é sabido o Dax é uma linguagem de programação voltada para a análise de dados, e dentro dessas análises existe a condição IF, é necessário entender que essa condição requer três parâmetros de análise que posteriormente serão abordados.
Operador lógico que é usado em situações em que se necessita analisar duas alternativas, ele verifica a condição pedida, caso aquela condição seja verdadeira, ele retorna a resposta como verdadeira, entretanto se a condição for falsa, retornará uma resposta falsa, mostrando para o usuário o resultado.
O IF requer três parâmetros para ser executado, essas regras são:
IF(<logical_test>, <value_if_true> [, <value_if_false>])
Para conseguir fazer os operadores lógicos é necessário criar medidas, elas possibilitam realizar todos os cálculos e mexer com a linguagem DAX. Essas medidas são criadas na página inicial do Power BI, na parte de cálculos, como será demonstrado a seguir:
Adentrando essa ferramenta conseguiremos criar cálculos, consequentemente novas análises e visuais. A fim de tornar mais claro o funcionamento dessa condicional, faremos um exemplo:
Assim que criarmos uma medida, aparecerá um campo para as fórmulas, na imagem acima o usuário está querendo um cálculo que diferencie os gráficos pelas cores baseado nos faturamentos, sendo um deles o faturamento dos anos anteriores, ou seja, se o faturamento for maior que o faturamento dos anos anteriores, será pintado de uma cor, entretanto se não for, se aquela informação for falsa, será pintado de outra cor.