Erick Reis • 28 mar 2022 • SQL
Já se perguntou o porque o SQL é uma linguagem tão utilizada desde sua criação?
No artigo de hoje vamos pontuar o que é o SQL e o motivo que leva as pessoas a conhecerem essa linguagem de banco de dados.
O que é o SQL e porque você precisa aprender essa linguagem.
A linguagem SQL (Structured Query Language) surgiu na década de 1970 nos laboratórios da IBM na Califórnia. E seu sucesso foi tão grande que acabou sendo padronizada pelo Instituto Nacional Americano de Padrões (ANSI), que padronizou a implementação da linguagem SQL.
Tanto é que nos dias de hoje, a maior parte dos bancos de dados seguem os padrões estabelecidos pela ANSI. E desde seu lançamento, a linguagem SQL ganhou diversas melhoras ao longo da sua evolução. Isso fez com que ela se tornasse a linguagem mais poderosa para trabalhar e manipular o banco de dados.
E essa linguagem é fortemente utilizada em grande parte dos bancos de dados, sejam elas MySQL, SQLServer,PostgreeSQL, entre muitos outros.
Entre as principais funções da linguagem SQL, estão:
Ou seja, quando você escreve o que nós chamamos de query, você está dizendo para o banco de dados como ele deve buscar aquela informação do banco de dados.
Agora que conhecemos um pouco sobre o que é o SQL e sua origem, vamos discutir um pouco sobre o motivo dessa linguagem ser extremamente importante:
1 – Como vimos anteriormente, o SQL padronizado pela ANSI. Isso faz com que o SQL esteja presente em todos os lugares, independente do tamanho ou área da empresa o SQL está presente para que elas possam armazenar e consultar os seus dados.
De acordo com uma pesquisa anual feita pelo Stack Overflow, foi apontado que a linguagem SQL é a terceira linguagem mais utilizada, ficando atrás apenas do JavaScript e do HTML.
2 – Mesmo sendo uma linguagem que surgiu em meados de 1970, ela continua firme e forte nos dias atuais. E diferente do que muitos pensam, o SQL veio para ficar. Prova disso é que a demanda por profissionais que conheçam a linguagem SQL vem crescendo ao longo dos anos.
3 – Diferente de muitas linguagens de programação, o SQL é uma linguagem muito mais fácil e simples de se entender. Você não precisa ter conhecimento prévio sobre programação ou sobre a área de tecnologia para poder entende-la.
Isso porque os seus comandos são muito mais simples e didáticos por si só.
4 – Com o avanço da era digital, a quantidade de informações que são produzidas vem acompanhando esse crescimento de maneira conjunta.
Em 2010 foram gerados 1,2 zettabytes (1 zettabyte equivale 1 sextilhão de bytes, isso em notação cientifica seria 10²¹ bytes) de dados no mundo todo.
A projeção para o ano de 2022 é que sejam gerados 40 zettabytes de dados. Isso faz com que a capacidade de armazenamento do banco de dados sejam extremamente altas, e esses bancos de dados utilizam a linguagem SQL como a linguagem padrão.
5 - Ao fazer análises mais profundas no seu negócio você irá se deparar com a necessidade de cruzar dados de diferentes fontes, mas essa tarefa pode levar algum tempo se feita manualmente. Usando SQL, você consegue cruzar e combinar dados de diferentes fontes usando apenas uma função de JOIN. Com certeza irá economizar bastante tempo.
6 – Por ser bastante intuitiva, a linguagem SQL mostra exatamente qual o erro quando algo estiver errado na query, fazendo com que você não precise gastar muito tempo descobrindo no que errou e possa logo fazer as correções necessárias.
No artigo de hoje listamos alguns pontos do o que é e o porquê você deve aprender a trabalhar com a linguagem SQL de banco de dados, então corra e se aprofunde nessa linguagem super legal que é o SQL.