Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

SQL: Cálculos no Bancos de Dados

Erick Reis • 03 fev 2022 • SQL

SQL: Cálculos no Bancos de Dados

Quando pensamos em bancos de dados, muitos acham que conseguimos apenas armazenar informações, consultar e fazer alterações nos registros.

Mas na verdade poucos sabem, mas no próprio banco de dados nós muitas vezes conseguimos inclusive realizar cálculos matemáticos diretamente de uma coluna.

Mas quais são as vantagens em realizar cálculos dentro do banco de dados?

Muitos casos esses cálculos feitos dentro do banco de dados fazem com que possamos ganhar um desempenho muito grande caso queiramos realizar uma análise em uma ferramenta de BI por exemplo.

Quando importamos os dados para uma ferramenta de BI e dentro dela fazemos os cálculos, nós estamos fazendo com que todo o processamento matemático seja feito dentro da própria ferramenta de BI, mas quando esses cálculos já vêm prontos direto da base de dados você evita precisar desse processamento sendo feito na ferramenta.

Então hoje nós vamos aprender a realizar alguns cálculos dentro de um banco de dados através da linguagem SQL de banco de dados.

No dia de hoje, irei utilizar uma base de dados que contêm uma informação cadastral dos funcionários de uma empresa. E nesse cadastro nós teremos uma coluna de salários, que é onde iremos realizar os cálculos de hoje.

Acima está exemplificado a base de dados que utilizaremos para realizar os cálculos de hoje do nosso artigo, lembrando que todos são dados altamente fictícios.

Quanto temos colunas numéricas no banco de dados, isso nos habilita algumas opções para realizar diversas operações.

Cálculo de Soma:

Vamos começar com a operação matemática mais simples, digamos que nós queremos saber quanto está sendo pago de salário total para os funcionários afim de ter um controle financeiro melhor na empresa.

Então, se realizarmos a soma da coluna de salário nós já teremos essa informação no próprio banco de dados.

Para isso utilizamos a seguinte sintaxe:

Em SQL a função para somar valores se chama SUM (Coluna a ser somada).

Aqui nós estamos justamente realizando a soma da coluna de salário, e pedindo que o banco de dados renomeie para “Pagamento Funcionários”.

Cálculo Média:

Assim como conseguimos somar valores, nós também podemos realizar cálculos de média.

Digamos que queremos calcular os dados de salário a fim de termos uma média salarial dos funcionários da empresa.

A função que faz o cálculo de média em SQL se chama AVG (Coluna que queremos a média).

AVG seria a abreviação de Average do inglês, para calcular média a sintaxe ficaria da seguinte maneira:

Notem que nesse caso para realizar cálculos a sintaxe se mantem sempre a mesma, a única coisa que realmente precisamos alterar é a função de cálculo.

Cálculo Mediana:

Assim como a média, nós podemos também calcular a mediana.

Mediana seria o termo que representa o valor do meio de um conjunto de dados, então em um conjunto de dados de por exemplo {1, 3, 3,4, 8, 6, 5, 9, 7, 8, 9}. A mediana nesse exemplo seria o ‘6’ que é o valor que está exatamente no meio dos nossos valores do conjunto de dados.

Para calcular a mediana da nossa base de dados, vamos utilizar a função de cálculos chamada Median como faremos no exemplo a seguir:

Então através da mediana, nós conseguimos calcular que em todo o nosso conjunto de dados, o valor que está intermediando a parte superior e inferior da nossa tabela é justamente o valor de 3250.

Claro que podemos realizar cálculos ainda mais complexos e robustos no nosso banco de dados, mas aqui foram só alguns exemplos para mostrar como o banco de dados consegue interpretar e realizar bem cálculos matemáticos na própria base de dados.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Erick Reis

Erick Reis

Graduado em Análise e desenvolvimento de sistemas pela FAM, apaixonado por tecnologias que envolvam análise de dados, programação, banco de dados. Atualmente atuando em tecnologias de análise de dados como: Power BI, Excel, Banco de dados. Erick conquistou sua Certificação em Power BI, na ENG DTP & Multimídia. E veio a se tornar um MCT em Power BI, na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design