Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI & Conexão com dados da Web

Roberta Grigorio • 27 nov 2020 • Microsoft Power BI

Power BI & Conexão com dados da Web

Saber lidar com inúmeras informações em pouco tempo não é tarefa fácil, especialmente quando o prazo é curto. Sabemos a real necessidade da otimização de tempo, já que muitas vezes precisamos de informações quase que instantaneamente. Nesse contexto, quando há necessidade de desenvolvermos projetos que contenham informações externas com dados de fontes que asseguram sua veracidade o Power BI Desktop tem o suporte necessário para estabelecer uma conexão com dados da web de forma prática e segura.

A conexão de dados com a web é uma forma de importação de dados oferecida pelo Power BI Desktop que merece destaque, uma vez que permite a flexibilidade de informações: imagine ter que construir uma tabela, no Excel por exemplo, com os nomes e siglas de todos os estados brasileiros. Por que criar a tabela manualmente se podemos nos conectar diretamente com tabelas da web que contenham tais informações já prontas? Outro exemplo que poderia ser aplicado para o monitoramento de dados a longo prazo: acompanhar a evolução dos casos de COVID-19 pode ser uma tarefa fácil, uma vez que temos o registro diário das informações da evolução dos casos disponibilizados pelo no site do governo de cada estado, uma vez estabelecida uma conexão com esses dados, podemos elaborar Dashboards interativos com KPIs (Key Perfomance Indicators) para monitorar o número de casos.

Esse processo de conexão pode parecer uma tarefa complexa, entretanto ela é simples e oferece praticidade ao usuário. Veja como esse processo pode ser realizado através do exemplo abaixo em apenas quatro passos.

 

Exemplo 1 – Códigos de bancos brasileiros

É comum o usuário esquecer qual o código de seu banco durante uma transação. Essa informação pode ser facilmente importada com conjunto com os códigos dos brancos brasileiros, assim como informações em relação aos totais de clientes e lucro. Vamos preparar um Dashboard dinâmico com essas informações através do seguinte passo-a-passo:

1. Abra seu Power BI Desktop

power-bi-desktop-abertura-eng-dtp-multimidia

2. Em “Obter dados” selecione “Web

obter-dados-web-pbi-eng-dtp-multimidia 

3. Insira o URL da Web que deseja extrair uma tabela com os dados necessários. No exemplo a seguir, vamos inserir uma tabela com os nomes dos bancos brasileiros e seus respectivos códigos e páginas de web.

inserir-link-web-no-pbi-eng-dtp-multimidia

4. Selecione a tabela que contém as informações necessárias e em seguida clique em “Carregar”.

carregar-infos-tabela-pbi-eng-dtp-multimidia

Lembre-se que o usuário também pode optar pela opção “Transformar Dados”, onde será direcionamento ao Editor do Power Query, caso seja necessário fazer um tratamento dos dados da web carregados. No exemplo a seguir utilizamos o Editor de Power Query para criar usar a primeira linha da tabela importada como “Cabeçalho” dos dados carregados.

opcao-de-power-query-no-pbi-eng-dtp-multimidia

Com os dados importados e tratados, podemos elaborar os Dashboards, para os mais variados tipos de análise. No exemplo a seguir temos uma tabela com os bancos brasileiros e seus respectivos códigos, um gráfico de barra indicando quais bancos formam o Top 5 com mais clientes, cartões com a cidade sede dos bancos com mais clientes, um gráfico de Donuts diferenciado mostrando o TOP 5 com os bancos com mais lucro líquido em milhões e cartões com o total de bancos e código.

acesso-ao-dashboard-pbi-eng-dtp-multimidia

[ Acesso do Dashboard ]

 

FONTE DOS SITES DOS BANCOS

BANCO POSIÇÕES

[Código dos bancos]

 

Exemplo 2 – Objetos Astronômicos do sistema sola

Da mesma forma do exemplo anterior, podemos importar informações disponíveis de tabelas da web. No exemplo a seguir vamos carregar informações de objetos astronômicos do sistema solar como período de revolução, massas dos planetas, velocidade de escape, afélio e periélio.

importar-infos-como-anteriormente-eng-dtp-multimidia

Após extrair e dados os dados que foram importados da Web, podemos montar um relatório completo, com as principais informações contidas nos visuais interativos.

visuais-interativos-dashborad-pbi-eng-dtp-multimidia

Outro exemplo relevante de dados importados são as imagens dinâmicas, pois além de tabelas, também podemos importar imagens da Web que junto aos filtros formam Dashboards de Imagens interativas, ou seja, elas mudam de acordo com a escolha do usuário.

imagens-dinamicas-pbi-exemplo-eng-dtp-multimidia

[ Acesso do Dashboard ]

Fonte do Dashboard de Objetos Astronômicos

Com a conexão de dados da Web podemos ampliar o portfólio de relatórios que podem ser elaborados: dados do IBGE, IDHs dos estados brasileiros e até mesmo de outros países, totais populacionais, densidades demográficas, índices de desemprego, entre diversas outras análises que podemos fazer de forma didática em tempo real.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Roberta Grigorio

Roberta Grigorio

Graduanda em Engenharia na EEL-USP. Atuando em tecnlogias como: Excel, Matlab, Scilab, Polymath e Power BI.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design