Blog Tecnológico

Adobe Illustrator CC: Desenhando com Perspectiva

Haydinei S. de Oliveira • 04 jan 2018

Adobe Illustrator CC:  Desenhando com Perspectiva

Dentro das artes visuais, a perspectiva é entendida como uma técnica que cria um efeito nas pessoas que visualizam uma imagem a partir de um determinado ângulo e a distância.

Com o Adobe Illusttrator CC, você desenhará com muita facilidade artes em perspectiva. Fique de olho no tutorial que apresentaremos a seguir!


Podemos definir ou editar perspectivas de um, dois ou três pontos de fuga em um documento.

Perspectiva

O Illustrator oferece a possibilidade de desenhar facilmente a arte em perspectiva, usando um conjunto de recursos.

Para ativar a perspectiva, basta ir até o menu de ferramentas e clicar no ícone da perspectiva (Shift+p). Note que uma perspectiva irá aparecer na sua área de trabalho, para desabilitá-la da tela, ainda com a ferramenta de perspectiva, vá até o "x" no ícone da perspectiva e desabilite.

Perspectiva

Os controles da grade poderão ser gerenciados pelos círculos principais. Confira na imagem a descrição dos controles.

Perspectiva

Em nosso exemplo, uma projeção da grade com dois pontos de fuga. Para desenhar diretamente nos planos, habilitaremos qual será a grade que criaremos ou incorporaremos os gráficos, mas temos de associar essa função.

Repare que temos no cubo três pequenos losangos, cuja representação é relativa aos lados dos planos. Com o ícone de perspectiva ativo vamos até o ícone do cubo e podemos clicar em cada plano, veja que essa ação ativa os planos, com cores diferentes.

Perspectiva

Isso pode ser feito pelos comandos 1,2,3 e 4 do numeral.

Com o plano habilitado, basta criar uma forma, repare que o gráfico irá assumir a perspectiva ativada. Caso necessário incluir um gráfico criado anteriormente, basta acionar o Shift + v, que é uma ferramenta para realizar transformações em perspectiva, e com o gráfico selecionado, basta arrastá-lo para dentro do plano.

Perspectiva


No caso o projeto precise de peças que se repitam, um exemplo é como janelas, portas, ou qualquer gráfico, basta manter o plano desejado habilitado e em seguida, com a ferramenta Perspective Selection Tool (Shift + v) + alt , desloque a peça e clique em Ctrl +D.
Veja que ocorre a duplicação do objeto, restrito ao plano de perspectiva acionado.

PErspectiva


Basta desligar a perspectiva e nossa construção está pronta.

 

Gostou deste conteúdo?






Para nos enviar comentário, acesse.

 

Haydinei S. de Oliveira

Haydinei S. de Oliveira

Haydinei S. de Oliveira trabalha com comunicação há 20 anos. Começou com a cena fanzine em São Paulo, evoluindo profissionalmente para as áreas gráficas, visuais e digitais.

Possui experiência de mercado em TV's, agências de publicidade e atualmente é Instrutor especialista na ENG em Curitiba.

Conhecimento profundo nos pacotes Adobe, Autodesk e ZBrush da Pixologic. Já ministrou centenas de palestras em todo o país.

Prvacidade e Proteção de Dados | ENG DTP & Multimídia

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS