Melissa Campuzano • 25 jul 2016 • Adobe Photoshop
Designers Gráficos usam grids para estruturar e organizar informações, geralmente em jornais, revistas e websites. Mas o que é um gride?
Um grid é uma malha composta essencialmente por linhas guias, colunas e margens. Esta rede serve para definir as relações de alinhamento, proporção e posicionamento dos elementos de um layout. A intenção do grid é facilitar a diagramação de grandes quantidades de informações e guiar o olhar do leitor.
A Apple criou um novo grid universal para padronizar o design dos ícones dos aplicativos nativos.
Os jornais, revistas, websites e até peças publicitárias usam grids
Mas o que acha de levarmos esses grids para um campo de design mais experimental?
Com diferentes formas e ângulos, os grids alternativos não seguem linhas horizontais ou verticais rígidas. Eles podem ser desenvolvidos com base em objetos do cotidiano, ou criar texturas e padrões a partir das informações apresentadas até mesmo de uma fotografia tirada na rua! Esses grides servem para explorar possibilidades formais de layout e tipografia.
Como criar grids alternativos?
1. Advirta
Note a infinidade de fontes ao seu redor, explore, observe e busque inspiração em obras de arte, paisagens urbanas, arquitetura, arvores, animais, padrões climáticos e até formações rochosas.
2. Registre
Faça um rápido esboço ou tire uma foto das formas que chamarem sua atenção.
Trabalhe com um caderno ou diário indomável e construa uma biblioteca de ideias simples e pequenas, posteriormente elas podem se tornar em projetos ambiciosos!
Dedique um pouco de tempo, nem que seja 15 minutos, a cada dia para registrar algo. Pode trabalhar com sequências, se achar uma fonte empolgante continue registrando no dia seguinte e no próximo.
Faça com que cada item seja uma sequência mental da anterior assim os pequenos registros crescem e se tornam projetos maiores. Depois, pode mostrar seu trabalho a seus amigos, ou oferecer uma exposição de suas obras numa cafeteria.
Quanto mais registros, mais valioso será seu diário ou biblioteca de imagens. Assim, quando você tiver que criar um novo projeto e faltar ideias, com seus registros não ficará perdido.
3. Organize
Agora que você já possui o esboço ou mesmo a fotografia de seu padrão, comece a organizar os elementos, tipografia, ilustrações ou imagens usando as linhas para orientar o posicionamento dos elementos. Também pode usar o grid para criar cortes, recortes, distorções e sobreposições. É nesse momento em que um grid alternativo se torna numa ferramenta de construção livre e não uma limitação à criatividade. Não é legal?