Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: Coluna de Exemplos

Erick Reis • 29 mar 2023 • Microsoft Power BI

Power BI: Coluna de Exemplos

Que o Power BI possui varias ferramentas espetaculares que facilita muito o nosso trabalho nós já sabemos, e hoje eu quero aproveitar para mostrar justamente uma dessas ferramentas espetaculares.

Geralmente quando estamos trabalhando o processo de tratamento dos dados ( ETL ), nos deparamos com situações em que não sabemos como resolver utilizando as ferramentas que o Power Query tem, mas você sabe como quer que seja o resultado final.

São exatamente esses momentos que muitas vezes impactam no tempo que você leva para desenvolver ou tratar os seus dados, pois leva tempo para pesquisar e descobrir como chegar no resultado final que você espera.

E é justamente em momentos como este que temos a famosa ‘Colunas de Exemplos’ presente no editor do Power Query, pois através dela você pode literalmente informar para o Power BI qual e o seu objetivo ou qual é a sua ideia, e a partir disso o próprio Power Query gera para você essa coluna de informações.

Mas vamos ver como isso funciona na prática?

Para isso, vou utilizar uma tabela que pontua os maiores edifícios que temos no mundo:

Note que nessa tabela nós temos uma única coluna contendo tanto a informação da cidade em que aquele edifício foi construído, quanto também a informação do país em que essa cidade está presente.  E como podemos visualizar, essa informação está sendo apresentada dentro de parênteses.

Digamos que você queira extrair essa informação dos países e criar uma coluna única com essa informação, seja para criar ou gráfico ou um filtro especifico, mas você não sabe o caminho necessário para atingir esse objetivo da separação.

É exatamente nesse momento que entram as colunas de exemplo do Power Query.

Acessando a guia ‘Adicionar Coluna’ no Power Query, encontramos as seguintes opções:

E justamente nossa primeira opção é a da Coluna de exemplos, clicando nessa opção ele trará para nós uma coluna pedindo para informar qual é o padrão da informação que você deseja criar:

Agora basta passarmos os exemplos do que queremos extrair, que o próprio Power Query ficará responsável por entender o padrão e garantir isso para nós.

Notem que eu irei inserir 3 exemplos, e o Power Query irá entender o padrão e complementar o restante da coluna para nós:

 

Assim que passar o padrão do que você busca e ele conseguir complementar assim como a imagem acima, basta darmos um OK:

Que a nossa coluna já é criada perfeitamente com base no padrão informado.

Então as colunas de exemplo são muito interessantes para pessoas que as vezes estão começando e possuem duvidas sobre como alcançar um determinado tipo de modificação.

 E claro que isso pode ser aplicado para diversas outras situações, não ficamos presos a somente essa questão de extrair uma informação especifica de uma coluna.

E o mais legal de tudo isso é o tempo que você leva para aplicar essa alteração, pois vocês viram que em questão de segundos após você clicar na coluna de exemplos ele já nos gerou um resultado incrivelmente rápido.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Erick Reis

Erick Reis

Graduado em Análise e desenvolvimento de sistemas pela FAM, apaixonado por tecnologias que envolvam análise de dados, programação, banco de dados. Atualmente atuando em tecnologias de análise de dados como: Power BI, Excel, Banco de dados. Erick conquistou sua Certificação em Power BI, na ENG DTP & Multimídia. E veio a se tornar um MCT em Power BI, na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design