Mateus Pereira • 01 mar 2023 • Microsoft Power BI
Existem conceitos muito importantes na análise dos dados que nos ajudam a entender que certas interpretações que são apresentadas a nós por meio dos relatórios, vão muito além do que geralmente parece. Diante desses caminhos que os dados podem oferecer para as análises, temos a visualização dos dados e, a narrativa dos dados.
Muito se extrai a partir dos dados implementados nos visuais, quando temos um dashboard completo e estamos apenas visualizando o contexto que seus visuais nos apresentam, pois geralmente neles, nós temos números e informações brutas das quais podem nos auxiliar em estratégias ou decisões para o futuro organizacional. Portanto o que temos nesse tipo de situação, é a visualização dos dados – pois neste contexto, as informações são transmitidas através das imagens visuais.
É nela onde conseguimos oferecer uma história mais completa ao público-alvo, e ele por si só, consegue tirar suas conclusões e opiniões em cima de métricas das quais estejam ligadas a algum contexto informativo. Ele é capaz de analisar tendências e enxergar quais as melhores soluções para o que estiver buscando.
No entanto, na narrativa dos dados criamos uma visão usando os dados e as informações coletadas para apoiar a validação de uma história. Onde a visualização dos dados, pode funcionar como uma tática para aprimorar essa narrativa – as informações serão usadas para apresentar uma história, onde dentro dela serão passadas uma narrativa coesa que virá acompanhada de uma mensagem final e uma ação a ser tomada.
Na narrativa é onde garantimos a rapidez para a tomada de decisão pois com o bom desenvolvimento de uma história, somos capazes de conseguir ampliar o contexto para qualquer usuário, seja ele familiarizado com os dados ou não. No entanto, vale-se o esforço de tentar esclarecer um pouco mais esses conceitos para que fiquem bem claros.
É muito comum que existam dados dispersos em ambientes corporativos onde as pessoas estejam buscando ajustar um controle sobre as informações e organizá-las, a fim de analisar e entendê-las para que uma possível ação seja feita, pensando no contexto em que estão inseridas. Contudo a separação por visuais em dashboards muitas vezes não é o suficiente para que o resumo das interpretações seja feito com o máximo de eficiência.
Por isso entram estes dois conceitos tão importante para a análise de dados, ambos andam em conjunto com o mesmo objetivo, porém vamos entender um pouco mais afundo como eles nos ajudam.
Como mencionado anteriormente, a narrativa de dados entra como construção de uma história, nos contando uma visão acerca de uma narrativa construída e esclarecendo um fundamento a partir dos dados. A visualização de dados funciona como uma ferramenta para a construção da narrativa, a visualização é um recurso que serve de sustento para a hipótese que irá ser construída nas narrativas.
A construção das narrativas, se baseiam com um início, meio e fim e levam em partido o propósito das histórias, as prioridades e o público-alvo. São tão importantes quanto qualquer história falada ou escrita, pois além de contarem com o auxílio da visualização dos dados, ela exige que os narradores forneçam uma visão significativa e abrangente da mensagem, de uma maneira que todos possam entender com facilidade.
Portanto, a partir do conhecimento desses dois conceitos tão amplos entendemos que dentro da inteligência de negócios não podemos faltar com a coerência, a clareza, a verdade e a validade à narrativa. Pois quando trabalhamos com dados, sempre devemos pensar em seu processo contextual para a montagem dos relatórios, nos atentando com a clareza com a qual o usuário receberá as informações. Os conceitos vistos anteriormente, visam bastante o conhecimento das informações, porém dão importância principalmente ao cenário em que elas serão organizadas e o quão efetivas serão para a tomada de decisão.