Jennifer Sicherolli • 16 fev 2023 • Microsoft Power BI
Com o enorme fluxo de informações que as empresas carregam no seu dia a dia, as vezes fica difícil entender o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Tendo isso em vista, elas cada vez mais tem trabalhado em conjunto com os analistas de dados, pois serão eles que conseguiram ter uma visão geral do que ocorre com os dados, e como alocá-los de uma forma simples para que qualquer pessoa possa entender o que está ocorrendo, por meio da modelagem e visuais postos.
Para que um analista possa operar, é necessário que as informações transmitidas a ele sejam verídicas afim de que todos possam confiar nas suas análises. No geral existem muitos softwares que conseguem auxiliar no estudo de dados, entretanto o Power BI entra como destaque no mundo do Business Intelligence, certificado por uma grande empresa no ramo da tecnologia, o Gartner Group, sendo compreensível a sua veracidade.
No Power BI existem diversas ferramentas todas com o intuito de auxiliar as análises e facilitar as construções de relatórios para as diversas áreas, em específico a ferramenta que será abordada hoje é o KPI e como ele pode otimizar o entendimento dos dados.
KPI é uma abreviação para Key Performance Indicator que traduzido para o português significa Indicadores-Chave de Desempenho, sua principal função é medir o desempenho de um negócio ou de uma estratégia a partir de uma meta pré-estabelecida. Com ele é possível saber se as medidas tomadas estão de alguma forma dando resultados positivos ou negativos, para que assim os tomadores de decisões possam visualizar a necessidade de mudar ou não o caminho tomado para empresa e poder confiar nos dados coletados. Além disso o KPI também responde qual a relação da empresa com as metas.
KPI utiliza mais de um campo para distribuir os valores, pois apenas o valor isolado não seria uma informação completa, portanto ao utilizá-lo entenda qual é o real objetivo. Como exemplo vamos utilizar uma empresa que depende de vendas para se manter ativa, ela precisa saber como foi seu desempenho nos dois últimos anos, 2022 e 2021, então o KPI seria utilizado para ter informações como a data do estudo, a meta que estava sendo almejada, a relação de porcentagem em cima das perdas ou dos lucros.
Essa ferramenta está dividida em três formas: o estratégico, o tático e o operacional. O estratégico está ligado com qual estratégia e planejamento a empresa irá adotar, já o tático auxilia o primeiro para indicar se a meta está longe ou não de ser alcançada, por fim o operacional cuida do desempenho durante um intervalo menor de tempo, além de auxiliar os dois anteriores a ele.
No geral a empresa que sabe o seu potencial e conhece os seus dados consegue evoluir sem muita dificuldade, bem como ter uma boa equipe para fazer as campanhas certas, sem desperdiçar investimento e tempo, o que são muito valiosos no mundo dos negócios.
Em um artigo futuro, será demonstrado na prática como esse visual funciona e a maneira que ele precisa ser mostrado para obter os resultados desejados.