Mateus Pereira • 09 jan 2023 • Microsoft Power BI
Muitas vezes, ao trabalharmos com Power BI, é muito comum precisarmos realizar a importação de diversos arquivos para um único projeto e, este caminho que os arquivos realizam podem ser tanto isolados quanto separados por pasta. Neste artigo, veremos como são feitas a importação de arquivos por pasta.
Para quem é mais familiarizado com Power BI, sabe que a ferramenta disponibiliza diversas opções de conectores. Todas elas têm a função de abrir um modelo específico de arquivo, onde eles trarão uma fonte de dados na qual poderemos tratar posteriormente.
Ampliando a nossa lista de conectores, vemos que temos diversas opções de fontes de dados para trabalharmos. Seguindo essa lista, vamos até a seleção por pasta na qual entenderemos um pouco melhor desse método de importação.
Assim que a nossa lista de conectores é ampliada, conseguimos observar todas a fontes de dados que o Power BI disponibiliza, e mais abaixo, podemos observar também o método de importação por pasta. É válido lembrar que ela só é considerável de se utilizar quando estamos precisando importar vários arquivos de uma vez, sem precisar realizar a importação individual de cada um deles (Antes de tudo iremos verificar o caminho dos arquivos).
Acessando uma determinada pasta de arquivos agrupados na qual estamos buscando importar, primeiro devemos olhar quais arquivos queremos realizar a importação e quais não queremos, para que assim possamos agrupá-los em uma única pasta isolada. Como todos os arquivos em questão do modelo de exemplo estão separados de quaisquer arquivos alheios, não há problema de selecionar a pasta deles.
Visto qual pasta podemos utilizar para importar, enfim selecionamos nossa opção por pasta em “Obter Dados” no Power BI para que seja feita nossa importação.
Logo em seguida, o Power BI registra o endereço do caminho da pasta que escolhemos.
Após clicarmos no ok, seremos redirecionados para uma nova interface onde o Power BI basicamente pergunta o que desejamos fazer com tais arquivos em questão. Se iremos tratar deles no Power Query ou se simplesmente o aplicamos diretamente ao Power BI.
Evidentemente que podemos tratar destes arquivos no Power Query, contudo nos aprofundaríamos em detalhes que se divergem do nosso tema de importação por pastas, mas é possível tanto transformar nossas fontes, quanto combiná-las, que a partir disso conseguiríamos juntar informações entre duas tabelas ou mais.
Portanto, vimos como se realiza a importação por pastas e porque de serem usadas muitas vezes pelas pessoas. O Power BI é uma ferramenta muito abrangente, e conseguimos realizar muitos processos que encurtam e facilitam nossos caminhos, esse método pode ser usado em qualquer tipo de projeto e agiliza o cotidiano de trabalho de muitas pessoas, sendo assim concluímos o artigo entendendo essa nova funcionalidade.