Bruno Battestin • 18 nov 2021 • Microsoft Power BI
Quando falamos de Business Intelligence, não nos referimos a uma ferramenta em específico, mas sim a uma metodologia que por meio da análise dos dados pode ajudar a otimizar seu negócio. Para isso devemos saber a diferença entre, dados, informação, conhecimento e inteligência:
Dados: São registros de algum fenômeno, objeto ou ente, não possuem significado relevante quando analisados individualmente.
Exemplo: 2 Litros
Informação: É a reunião de um conjunto de dados que pode constituir referências sobre um determinado acontecimento.
Exemplo: 2 Litros | Água | 1 dia | Saúde
Conhecimento: Este é obtido através do cruzamento de informações, proporcionando uma informação contextual e relevante.
Exemplo: 2 litros de água por dia = Boa saúde
Inteligência: A inteligência vem das reflexões obtidas através do conhecimento que temos, o que nos possibilita não só compreender eventos passados e o contexto atual, mas também obter insights de acontecimentos que ainda poderão ocorrer.
Exemplo 1: Se eu beber por volta de 2 litros de água por dia, terei uma saúde melhor.
Exemplo 2: Estou com a saúde ruim, pode ser que eu precise beber mais água.
Durante a elaboração de projetos é comum dividirmos as tarefas e segmentar responsabilidades a fim de diminuir as chances de haver falhas humanas na execução, assim proporcionando um resultado satisfatório e no mais alto grau de excelência. Ao realizar projetos de Business Intelligence não é diferente, segmentamos as responsabilidades em 5 funções: Analista de negócio, Analista de dados, Engenheiro de dados, Cientista de dados e Administrador de banco de dados.
Um analista de negócio de modo geral trabalha próximo a empresa, analisando os requisitos de negócio, gerenciando o desenvolvimento do projeto, validando soluções e realizando testes de qualidade. O papel do Analista de negócio pode ser muito semelhante ao papel de um analista de dados – que veremos a seguir – havendo a possibilidade de apenas 1 pessoa assumir as responsabilidades destas 2 funções.
Um analista de dados visa maximizar os ativos de uma empresa utilizando ferramentas de visualização e análise de dados. Suas responsabilidades estão relacionadas desde o tratamento dos dados, construção e manutenção de relatórios, até a configuração dos procedimentos de segurança destes.
O engenheiro de dados tem como principais responsabilidades, gerenciar, otimizar, supervisionar e monitorar o armazenamento e distribuição de dados em toda a organização. Criam e implementam soluções de tecnologias e plataformas.
O cientista de dados realiza análises avançadas em cima da base de dados fornecida, utilizando métodos de análise como descritiva e preditiva, a fim de detectar anomalias e padrões nos dados. De modo geral este profissional é capacitado para reunir, interpretar e comunicar toda informação relevante contida nos dados.
O administrador de banco de dados, ou também chamado de DBA, é responsável por gerenciar, implementar e monitorar um banco de dados ou sistema de banco de dados. Este trabalha voltado a garantir que a base de dados fornecida ao analista de dados tenha os acessos adequados e necessários para a aplicação.