Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI e Big Data: o que são e porquê se complementam

Erick Reis • 16 ago 2021 • Microsoft Power BI

Power BI e Big Data: o que são e porquê se complementam

Obter grandes quantidades de informações e analisá-las de maneira com que os dados brutos possam ser transformados em informações significativas tem sido o grande desafio de inúmeras empresas nessa era do Data Science.

Big data é um conceito relacionado ao comportamento de capturar e processar continuamente grandes quantidades de dados.

Suas três principais características são alta capacidade, velocidade e diversificação. As organizações usam o sistema para promover grandes melhorias nos negócios, porque muitos insights (Ideias) podem ser obtidos a partir dele.

No entanto, nem todos os dados podem ser transformados em informações valiosas. O fato é que muitas informações só podem ser realmente úteis após uma análise adequada.

Nesse caso, o Power BI é uma solução. BI é um termo geral usado para definir sistemas automatizados que importam fluxos de dados de qualquer tamanho e os usam para gerar informações que orientam os gerentes a tomar decisões mais precisas e específicas. A inteligência de negócios representa especialmente a ação e a participação dos dados para usá-los da maneira mais benéfica para os negócios.

Muitas empresas que conhecem o Power BI, entendem quais são as necessidades que precisam ser supridas, o foco onde elas precisam tomar mais cuidado, desempenho de trabalho dos funcionários, entre inúmeras outras coisas que podem ser analisadas.

Mas engana-se aqueles que pensam que somente o Big data já serve como foco para essa análise.

O que diferencia o Power BI e o Big Data é a área/objetivo de cada um.

O Power BI se concentra em coletar, organizar, transformar e fornecer dados estruturados como uma importante fonte de tomada de decisão. O Power BI também pode acelerar a análise com antecedência ao fornecer suporte para ela. Os gerentes recebem insights(ideias) e sugestões sobre tendências, para que possam criar diretrizes eficazes para ajudar a alcançar os resultados planejados. Quando falamos sobre alcançar resultados planejados estamos falando de todo tipo de segmentação. Afinal de contas alcançar resultados através de analises de dados permite que a empresa ou a pessoa evoluam de maneira constante.

Quanto ao Big data, não há necessidade de se preocupar com a precisão dos dados.Esta é uma característica dos sistemas de BI. Big data se concentra no processamento de dados para encontrar resultados e relevância. Nem sempre é possível saber os motivos das correlações, pois podem não ser compreendidas ou estudadas. A diferença desse sistema é que, no curto prazo, as correlações e caminhos até então desconhecidos são apontados em uma grande quantidade de dados. Dessa forma, a empresa ganha vantagem competitiva.

O BI resolve os tópicos mais famosos, responde a perguntas que já são comuns no mundo dos negócios e respeita as ideias existentes do gerente sobre dados.

Por outro lado, o Big data interage com novas possibilidades e problemas pouco conhecidos ou completamente desconhecidos. Apesar das diferenças, big data e business intelligence são tecnologias que podem funcionar juntas e se complementar.

Mas por que utilizar o Power BI e não outra ferramenta para complementar o Big data?

Com o Power BI, as empresas podem analisar e visualizar dados em toda a organização de maneira interativa e rápida. Isso permite que eles obtenham uma compreensão mais profunda de suas operações e desempenho, para que possam tomar decisões informadas com base em dados reais.

• Grandes massas de dados – O Power BI pode tirar proveito de big data que são difíceis de usar na maioria das outras plataformas. O Power BI tem recursos de compactação impressionantes que permitem analisar e visualizar dados que não podem ser abertos no Excel. Não há necessidade de amostrar e agregar grandes conjuntos de dados para mostrar uma breve análise. O Power BI permite acesso a todos os detalhes refinados por meio de pesquisa detalhada.

• Transformar e preparar os dados - Você pode usar o Power BI para realizar limpeza e transformação de dados, incluindo alteração do formato de dados, adição e exclusão de linhas e colunas, transposição, dinamização e de-dinamização de tabelas, criação de medidas calculadas, colunas e tabelas. 

• Crie relacionamentos entre várias tabelas - especialmente quando o data warehouse (Grandes depósitos de dados que armazenam as informações da empresa de forma consolidada) usa o esquema estrela ou floco de neve. Você pode adicionar novos conjuntos de dados ao modelo de dados sem alterar todo o modelo de dados. 

• Painéis de controle personalizados ricos - painéis de informações podem ser personalizados para atender aos requisitos exatos de indivíduos ou equipes na organização.

• Publique relatórios com segurança para vários usuários - o Power BI pode ajudá-lo a configurar atualizações regulares de dados e publicar relatórios, permitindo que todos os usuários aproveitem as informações mais recentes. Ele também garante a segurança dos dados, fornecendo controles de acessibilidade para relatórios internos e externos, painéis e dados. Suporte para análise de dados avançada - o Power BI tem recursos de aprendizado de máquina integrados que podem analisar dados e ajudar os usuários a identificar tendências valiosas e fazer previsões inteligentes. 

• Integrações do Power BI - os painéis e relatórios podem ser incorporados e integrados em diferentes aplicativos usando o SDK do JavaScript com a API de incorporação do painel. A plataforma também conta com ferramentas de gestão de negócios como Office 365, SharePoint, Dynamics 365, Spark, Hadoop, Google Analytics, SAP, Salesforce e Mail Chimp.

Então hoje conhecemos um pouco sobre o famoso Big data e o Power BI, e vimos como eles podem se complementar e assim facilitar e muito nosso trabalho com grandes massas de dados (que tem sido o grande problema da era atual realizar análises de dados extensas que são geradas diariamente) e assim auxiliar e muito no crescimento.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Erick Reis

Erick Reis

Graduado em Análise e desenvolvimento de sistemas pela FAM, apaixonado por tecnologias que envolvam análise de dados, programação, banco de dados. Atualmente atuando em tecnologias de análise de dados como: Power BI, Excel, Banco de dados. Erick conquistou sua Certificação em Power BI, na ENG DTP & Multimídia. E veio a se tornar um MCT em Power BI, na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design