Bruno Battestin • 06 abr 2021 • Microsoft Power BI
Como já conhecemos, o Power BI é uma plataforma que visa a visualização de dados e planilhas a partir de um dashboard dinâmico. Para que esse dinamismo seja alcançado precisamos visar uma boa apresentação, algo que seja visualmente agradável, algumas das boas práticas são: manter alinhamento entre os elementos, definir uma margem de distância entre os visuais e as bordas, não deixar os visuais muito “carregados” ou com falta de informações.
Além da boa apresentação, nosso dashboard precisa ser facilmente interpretado, deve ser lido como uma narrativa. Devemos ter em mente que o usuário do dashboard não terá conhecimento técnico nem informações da construção do mesmo, por isso, quando montamos uma narrativa de maneira visual, com gráficos, tabelas e indicadores, o dashboard se torna interativo! Entretanto, para chegarmos ao “suprassumo” da interatividade é necessário que toda essa construção seja coerente e coesa, mantendo uma narrativa sólida.
Existem também plataformas terceiras que podem auxiliar-nos na construção de um dashboard, como o Adobe XD. Este é um software que foi originalmente desenvolvido com o intuito da criação de protótipos de sites, aplicativos de smartphones e aplicações em geral, entretanto por ter uma boa variedade de ferramentas de design, ganhou um publico maior que era esperado, principalmente por ser fácil e prático para trabalhar.
Layout criado no Adobe XD
Quando integramos o Adobe XD aos nossos dashboards do Power BI, conseguimos resultados ainda melhores! Utilizar essas duas plataformas em paralelo é como juntar o útil ao agradável, pois de um lado temos o primeiro oferecendo ferramentas visuais fáceis de usar e do outro lado a plataforma da Microsoft que nos permite apresentar dados de maneira simples e dinâmica.
Layout aplicado no Power BI
Para aprender a criar layouts como estes, participe dos nossos mini cursos de Power BI e Adobe XD!
Acesse já nossa agenda de eventos!