Roberta Grigorio • 02 set 2020 • Microsoft Power BI
Quando o assunto é avaliar o desempenho ou o sucesso de algum projeto, uma das ferramentas de gestão mais relevantes é o KPI. Essa sigla em inglês é equivalente a Key Performance Indicator, também conhecida como Indicadores-Chave de Desempenho. Vale ressaltar que os KPIs são utilizados em inúmeros cenários, tanto para micro e pequenas empresas como grandes corporações.
Veja o seguinte exemplo: a empresa Lar&Construção precisa avaliar o desempenho dos vendedores de uma de suas lojas em relação a venda de uma determinada linha de tintas durante os últimos três anos. Há seis vendedores que precisam ser avaliados: Felipe, Fernanda, João, José, Marina e Matheus. Qual teve melhor desempenho por venda média? A seguir veremos não só a resposta dessa questão como também como o Power Pivot do PBI pode ajudar a criar um KPI para avaliar a performance de vendas da loja em questão.
A seguir, registrou-se uma tabela com os clientes e seus respectivos IDs:
A tabela com os seguintes vendedores que serão avaliados:
A tinta que será avaliada possui as seguintes marcas:
Veja o passo a passo de como criar KPIs no Power Pivot
1. Na Página Inicial selecione “Obter dados”
2. Escolha sua fonte de dados
3. Selecione as seguintes tabelas: KPI_VENDAMEDIA1 e KPI_VENDAMEDIA2 e em seguida clique em “Carregar”
4. Após carregar os dados, selecione o ícone “Dados” no canto superior esquerdo. Seremos automaticamente direcionados para o Power Pivot.
Vamos criar uma “Coluna Calculada”.
5. Selecione a tabela “KPI_VENDAMEDIA1” para criar uma coluna. Com o botão direito do mouse (botão auxiliar) selecione “Nova coluna”
Após selecionar “Nova coluna” o PBI mostra uma mensagem de separadores de Data Analysis Expressions (DAX). Esta mensagem é só para indicar ao usuário que ele precisará usar vírgulas (,) durante a criação de uma Coluna Calculada.
6. Feche esta mensagem
Vamos calcular o Total de Vendas de cada vendedor em uma determinada data.
7. Nomeie a nova coluna. O nome da coluna criada sempre ficará do lado esquerdo antes do sinal de igual (=)
8. Vamos multiplicar a coluna “Valor” pelos respectivos valores da coluna “Nº de pedidos”. Após o sinal de igual (=), digite: KPI_VENDASMEDIA1[Valor]*KPI_VENDASMEDIA1[Nº de pedidos]
9. Formate os valores da coluna criada. Mude para “Moeda” em “Formato” e no símbolo $ mude para a moeda brasileira R$
A segunda tabela deste arquivo contém as informações individuais de cada vendedor, esses valores nos ajudarão a calcular KPIs para comparar o desempenho dos vendedores.
10. Selecione a segunda tabela: KPI_VENDAMEDIA2
11. Com o botão direito do mouse (auxiliar) selecione “Nova coluna”
12. Precisamos dividir o Total de Vendas por número de vendas. Após nomear a coluna digite:
KPI_VENDASMEDIA2[Total de vendas]/KPI_VENDASMEDIA2(Nº de vendas período).
Uma maneira alternativa para a divisão de valores no Power Pivot é utilizar a função DIVIDE, pois ela é capaz de tratar os dados, caso ocorra alguma divisão por zero. Essa função é muito útil para casos em que há milhares de dados e não podemos verificar individualmente se divisão deles resultará em erros.
A função Divide possui o seguinte padrão: DIVIDE(Numerador, Denominador, Resultado alternativo). No caso a seguir usaremos o Blanck como resultado alternativo, responsável retornar um espaço em branco caso ocorra um erro.
13. Para usar o DIVIDE neste exemplo digite: DIVIDE(KPI_VENDASMEDIA2 [Total de vendas], (KPI_VENDASMEDIA2 [Nº de vendas período], BLANCK())
E se quisermos avaliar o melhor desempenho por nº de pedidos? Qual funcionário teve um melhor desempenho? Vamos construir um KPI para o nº de pedidos totais.
Para construir um KPI por número de pedidos totais usaremos novamente o DIVIDE. Digite: DIVIDE(KPI_VENDASMEDIA2 [Total de vendas], (KPI_VENDASMEDIA2 [Nº de pedidos totais], BLANCK())
Por fim, podemos avaliar o desempenho dos funcionários com os índices anteriormente criados.
14. Mude o formato de “Total de vendas” para ‘Moeda”
Para o KPI de Total de vendas por número de vendas, Felipe é o vendedor que possui o maior índice.
Para o KPI de Total de vendas por número de pedidos totais, Matheus é o vendedor que possui o maior índice.
Para a análise do KPI anteriormente citado temos o seguinte visual:
Podemos observar que Felipe foi quem se destacou
Para a análise de vendas comparativa, temos os seguintes visuais com dois gráficos, um indicando o KPI de vendas e o outro o KPI de pedidos
Veja outro exemplo: há quatro empresas concorrentes e precisamos analisar qual teve uma melhor performance na conquista de novos clientes. Elas são líderes no setor agrícola e iremos analisar seu sucesso em relação a divulgação de um mesmo produto: uma maca de fertilizante, entretanto, cada empresa com sua respectiva composição química. Considere que a divulgação ocorreu durante o mês de julho de 2019 e o site de vendas de cada empresa é seu o único meio de divulgação.
Para analisar o sucesso na conquista de novos clientes podemos usar o conceito de Taxa de Conversão (Win Rate), que analisa o total de pessoas que entraram em contato com a empresa e se tornaram clientes.
Registro diário e mensal das empresas:
De forma semelhante ao exemplo anterior, vamos criar Colunas Calculadas paras dois índices de performance: o KPI Taxa de Conversão (Win Rate), dividindo os Novos Clientes pela quantidade de visitas no site da empresa e outro KPI que será obtido dividindo os valores de vendas pelas vsitas no site da empresa.
Primeiro vamos analisar qual empresa se teve melhor performance de vendas por dia.
Com as duas novas colunas adicionadas podemos analisar o desempenho diário das empresas. Para o KPI de Novos Clientes a empresa D apresentou o maior índice.
Para o KPI de Valor de Vendas novamente a empresa D apresentou o maior índice diário.
De forma análoga podemos fazer a mesma análise para o mês de julho na tabela “VALORES_TOTAIS”.
Esta tabela contém a soma dos valores da tabela de registros diários
Podemos inserir as mesmas fórmulas apresentadas no exemplo anterior adaptando os nomes da tabela e de suas respectivas colunas
Com os KPIs criados podemos concluir que para o mês de julho a empresa A apresentou os maiores índices os dois critérios: Novos Clientes e Valor de Vendas.
A análise desses índices é de extrema relevância, pois seus resultados revelam o sucesso da divulgação do produto no site de cada empresa, ou seja, vale investir em outros meios para popularizar o novo produto ou apenas a publicação na web foi o suficiente? A análise de KPIS em conjunto com o PBI não só ajuda a responder essa questão como torna possível análises dinâmicas com os visuais disponíveis em seus relatórios.