Luca Caruso • 28 out 2019 • Microsoft Power BI
Business Intelligence para Moda e Confecção
A Indústria de confecção sempre foi muito atenta à novas tendências de mercado, novos gostos e tecidos de alta tecnologia. Muitas vezes lança peças baseadas em demandas de grupos diversos já consolidados como tribos específicas com seus valores próprios, assim como também baseadas em personagens da indústria do entretenimento, do cinema e das artes.
Monitorar essas tendências pode parecer um pouco difícil, mas com ferramentas adequadas é possível garantir a mais moderna análise sobre o mercado em si, suas categorias, segmentos e indicadores de sucesso por meio da aplicação de Business Intelligence e Analytics.
Com Business Intelligence, é possível não só garantir a produção de dashboards completos de indicadores e gráficos capazes de enriquecer a base de suas análises de ambiente macroeconômico, como também o armazenamento de informações do passado incluindo seu histórico de vendas ao longo de um período para tomada de decisões com mais embasamento, a fim de alcançar o sucesso.
Ainda assim é importante lembrar que BI é útil não só para informações que se referem ao passado e ao futuro, mas também um retrato da situação atual de operações. Como por exemplo o uso dele para a inserção de dados de estoque e categorias de produto, quantidade de peças disponível, nome, linha de produto , cor e tamanho são algumas das métricas úteis para tal proposta.
Microsoft® Power BI é a ferramenta de Business Intelligence da Microsoft® que possui uma grande quantidade de recursos capazes para a criação de painéis interativos e criativos com base em dados embutidos.
Na ENG DTP e Multimídia, criamos um material que exemplifica perfeitamente o uso prático do Power BI na indústria da moda: dedicado a profissionais da rede de varejo até críticos e formadores de opinião sobre arte e estilos de vestimentas. O material abaixo pode ser consultado e visto como exemplo para experimentar o uso de BI para este grande segmento de mercado.