Patrick Gainher • 10 jul 2019 • Apple iOS SWIFT (iPhone, iPad e iPod Touch)
A linguagem Swift é uma linguagem de programação totalmente orientada a objetos de uso geral, além de ser a linguagem padrão para o desenvolvimento de aplicações para o Mac OS e para o iOS, de forma única. Linguagens orientadas a objeto são linguagens que além de permitirem um código todo estruturado como na forma convencional, permitem também com que hajam heranças entre arquivos específicos, com nome de “Classe”. Suas instâncias em um programa de computador na fase principal do programa são chamadas de “Objeto”, onde são aplicadas todas as características que uma classe possui em seu arquivo. Pense neste paradigma em sendo o seguinte:
Para programar em Swift, tal como em qualquer outra linguagem moderna, você precisa de um editor e um compilador. Ambos estão disponíveis gratuitamente em muitos dos sistemas operacionais atuais, tal como o Microsoft Windows, Apple Macintosh, e até mesmo uma das várias distribuições do Linux.
O Swift possui seu foco principal com a plataforma Apple, e ele é desenvolvido em um ambiente que recebe o nome de IDE, do inglês
Integrated Development Environment. As IDEs são locais onde possuem aspectos essenciais para um desenvolvimento de programas baseados em uma ou várias linguagens de programação. Nele, há ferramentas mais básicas como:
A principal IDE utilizada no ambiente Apple costuma ser a Xcode, proprietário, sendo ele especializado nos sistemas operacionais Mac OS e iOS.
Nos próximos artigos, iremos mais a fundo sobre como programar em Swift, na estrutura do código, como compilar o programa, e ver resultados na tela. Até lá!