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Mesa de Anatomia Digital VHB

Veruska Marques • 03 mai 2018 • Ensino em Saúde

Mesa de Anatomia Digital VHB

A Mesa de Anatomia Digital possui em sua configuração o Organnics, um programa multi touch com diversos casos reais em sua biblioteca PACs, podendo ser esses casos humanos e veterinários, mas uma das suas principais atrações é o VHB (visible human body).

Um corpo humano totalmente íntegro, com diversas possibilidades de visões de seus planos, entre eles, os planos axial, sagital, coronal e o 3D, disponibilizando uma experiência visual incrível. Onde um corpo humano poderá ser dissecado em uma peça por inteiro, ou em suas partes.

A visualização dessa ressonância do corpo humano promove uma experiência colorida e fiel até das partes mais sensíveis de um corpo humano, como por exemplo, o cérebro. Devido a dificuldade do uso de peças orgânicas de anatomia, por diversas razões, e uma delas pode ser a conservação, alguns órgãos não chegam aos alunos com sua integridade intacta, o que limita o conhecimento dos alunos em algumas áreas de estudo.

Com o uso da mesa de anatomia com o VHB, essas dificuldades são totalmente sanadas e ainda abre um grande leque para o uso de imagens da biblioteca particular, caso possuam. Lembrando que o programa Organnics aceita e promove interação nas diversas imagens de radiologia, dentre elas ressonância e tomografia, desde que as imagens estejam no formato DICOM. Então, devido a esse benefício, além da diversidade oferecida pela própria mesa, ainda há a possibilidade do uso de imagens particulares, o que aumenta a especificidade das aulas.

As peças possuem diversos cortes, não sendo maiores que 3 a 5 milímetros, transformando o passeio entre as camadas do corpo humano, em uma experiência visualmente detalhada. Cada parte do corpo possui um número de cortes para serem navegados, e para termos uma noção, a visualização do corpo inteiro, ocorre dentre as mais de mil oitocentos e setenta secções aproximadamente.

As linhas sobre o corpo humano, indicadas nas figuras, identificam em outros planos o que está sendo demonstrado. Por exemplo, se no plano axial, for evidenciado um osso, ou até mesmo um músculo, nas outras imagens dos outros planos ocorrerá a identificação do cruzamento dos outros planos, com outras cores de linhas o que sobre o que foi evidenciado.

Desta forma, se houver algo específico a ser ilustrado, a imagem poderá ser vista de diversos planos diferentes. O que facilitará a visualização dos alunos, tornando o aprendizado ainda mais completo e interativo.

A evidenciação de um dos planos poderá facilitar ainda mais a observação. Pois na ampliação, não há perda de resolução da imagem.

Uma função do programa muito explorada é a possibilidade da retirada da pele e dos órgãos e a evidenciação dos ossos, como realizada na imagem acima.

As imagens podem ser utilizadas para elaboração de relatórios, provas, e com diversos benefícios. Uma das dificuldades da utilização de peças orgânicas de anatomia, é o estado de conservação que ela pode se encontrar. Muitas, devido ao tempo de uso, condições de estocagem, ou mesmo ao tipo de tecido, sendo ele mais delicado ou não, as peças não possuem uma boa garantia de visualização de determinados órgãos, o que já é uma condição garantida com este tipo de equipamento. E é aí que entram alguns benefícios, a imagem em alta resolução, a mesma imagem em excelentes condições pode ser inserida em relatórios e/ ou provas, diminuindo a chance do aluno de não reconhecê-la, ou questionar seu estado de conservação.

A riqueza em detalhes e a possibilidade de visualização em diversos planos proporciona aos alunos uma facilidade maior de entendimento dos órgãos e sistemas.
Entre outras funcionalidades, a mesa possui uma variedade de funções que podem e devem ser trabalhadas da melhor maneira!
Confira no vídeo abaixo uma breve apresentação da Mesa de Anatomia Digital:

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Veruska Marques

Veruska Marques

Mestre em biologia pela FMVZ-USP, pós-graduada em psicopedagogia e didática do ensino médio e coach pela SBCoaching, especialista em capacitações e treinamentos em tecnologias educacionais e em projetos para a apropriação da tecnologia em sala de aula das diversas disciplinas, com mais de 6000 horas de experiência. É consultora credenciada na ENG.

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